×
Loading ...

Como determinar se um azevinho é macho ou fêmea

O azevinho, um tipo de arbusto normalmente plantado para fins ornamentais, é dioico, o que quer dizer que há plantas somente masculinas ou somente femininas. Muitas pessoas não prestam atenção para saber se estão plantando machos ou fêmeas, mas para produzir as lindas bagas vermelhas pelas quais o azevinho é conhecido, primeiro a fêmea precisa ser polinizada com o pólen da flor masculina. Para criar os arbustos que darão frutos, é importante saber se você possui a planta masculina ou feminina em seu quintal ou jardim.

Instruções

Os frutinhos indicam uma planta fêmea (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Olhe para as flores da planta quando essas estiverem aflorando. Essas flores aparecerão na Primavera, que é quando o azevinho as produz para a polinização cruzada. A polinização das flores nessa estação torna possível a produção de bagas no Outono. As flores masculinas possuem estames distintos, normalmente em conjuntos de quatro, que crescem no centro delas. Já as flores femininas têm carência desses estames e, em vez disso, possuem um tipo de caroço arredondado no meio delas.

    Loading...
  2. Olhe para os frutinhos da planta. Na ausência de flores, as bagas são outro método de identificação confiável. Se há frutos, você sabe que tem uma fêmea. Porém, essa regra não funciona ao contrário. Uma planta sem frutos pode ser tanto um macho quanto uma fêmea que ainda não foi fertilizada.

  3. Procure por algum tipo de etiqueta, rótulo ou nome que identifique a planta individualmente como macho ou fêmea quando você estiver escolhendo em um viveiro. Em vários casos, não haverá indicações do sexo, e muitas vezes os nomes podem enganar. Geralmente, um nome como Blue Prince (Príncipe Azul) indica um macho, enquanto Blue Princess (Princesa Azul) indica uma fêmea. Mas, há outros nomes comuns dessas plantas, como Sky Pencil (Lápis Celeste) e Sparkleberry (Fruto Cintilante), que são menos sugestivos quanto ao sexo da planta. Quando você estiver com alguma dúvida, pergunte ao cultivador, que pode esclarecer qualquer incerteza quanto às variedades de azevinhos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...