Tipos de plantas com sementes

As plantas com sementes podem ser gimnospermas ou angiospermas

Palm Trees image by Olivo from Fotolia.com

Existem dois principais tipos de plantas com sementes. Gimnospermas são os tipos de plantas que produzem sementes nuas, ou sementes que não estão cobertas ou crescem dentro de vagens ou frutas. O segundo tipo de plantas com sementes são as angiospermas. Essas são o tipo de plantas que produzem flores. As flores eventualmente se transformam em frutas que contêm sementes. Os tipos de plantas de sementes podem ser subdivididos.

Coníferas

Cones são folhas modificadas que abrigam e protegem esporos e sementes.

cones image by Maria Brzostowska from Fotolia.com

Coníferas são os tipos de plantas que tipicamente produzem sementes em cones. Árvores sempre-verdes ou arbustos com folhas como agulhas são plantas coníferas. Os cones nessas plantas são folhas modificadas que abrigam e protegem as estruturas que produzem os esporos e as sementes. Pau-Brasil e sequoias são exemplos desse tipo de planta com sementes, assim como cedros e pinheiros.

Cicas

As cicas são típicas do clima tropical.

Sago cycad (Cycas revoluta) image by Juulijs from Fotolia.com

Um dos tipos de plantas com semente mais velhos é o grupo das Cicas. As cicas parecem palmeiras, com um tronco único que tem muitos brotos de folhas e galhos salientes a partir da parte superior do ramo. As cicas são geralmente confundidas com palmeiras e são encontradas em locais tropicais. Samambaias são outro exemplo das plantas do tipo cica.

Ginkoatae

A ginkgo biloba é famosa por suas propriedades medicinais.

Yellow autumn leaves on Ginkgo biloba tree image by Adam March from Fotolia.com

A árvore de ginkgo é a única espécie de planta na classe Ginkoatae. Esse tipo de planta é geralmente considerado uma conífera porque o processo de reprodução das duas é parecido. As árvores de ginkgo, diferentemente das outras, produzem sementes dentro de uma pequena cobertura carnuda que não é protegida dentro de uma vagem ou fruta.

Gnetófitas

A Welwitschia mirabilis é um exemplo de gnetófita.

welwitschias mirabilis image by Emmanuelle Combaud from Fotolia.com

As plantas da classe gnetófitas preenche a lacuna entre os dois tipos de plantas -- angiospermas e gimnospermas -- porque são consideradas gimnospermas mas se assemelham mais às plantas com flores angiospermas. As gnetófitas têm sementes desprotegidas que crescem em cachos, mas têm vasos de madeira como angiospermas.

Monocotiledôneas

Nas monocotiledôneas as sementes amadurecem dentro de uma vagem ou fruta.

Corn image by DSL from Fotolia.com

As monocotiledôneas são as primeiras dos dois tipos de plantas entre as angiospermas. Elas têm apenas uma gêmula e as sementes amadurecem dentro de uma vagem ou fruta. As monocotiledôneas têm nervuras paralelas e suas flores geralmente têm pétalas que são dispostas em múltiplos de três.

Dicotiledôneas

As nervuras das folhas das dicotiledôneas são em forma de rede, ao contrário das monocotiledôneas que são em paralelas.

Beans image by PhotoPiano from Fotolia.com

O segundo tipo de angiospermas são as dicotiledôneas. Elas têm duas gêmulas e também desenvolvem suas sementes ou em uma vagem, ou dentro de uma fruta. Dicotiledôneas têm suas flores dispostas em quatro, cinco ou várias pétalas em uma flor. As nervuras da folha de uma dicotiledônea são em forma de uma rede, em vez de paralelas umas às outras.

eHow Brasil
×