Como determinar a métrica de um poema em inglês?
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Na poesia, a métrica é definida como o ritmo de um poema. Shakespeare tinha apreço especial pelo pentâmetro iâmbico, mas há uma variedade de ritmos encontrados na poesia de língua inglesa, como o tetrâmetro trocaico e o trímetro anapéstico, para citar alguns. Com seus ouvidos e um bloco de papel, você pode encontrar o ritmo ao ouvir a inflexão de cada sílaba, anotando os símbolos tônicos e átonos e contando as sílabas de cada linha.
Step 1
Leia uma linha de poesia em voz alta e preste atenção ao ritmo silábico das palavras. Um som tônico é anotado com o símbolo "/" e um átono é definido com um "U." Por exemplo, no poema "Stopping by Woods on a Snowy Evening" ("Parando nos bosques numa noite de neve", em tradução livre) de Robert Frost, as quatro primeiras linhas alternam entre pares de sons átonos e tônicos, que são escritos da seguinte maneira: U, /, U, /, U, /, U, /:
Whose woods these are I think I know His house is in the village though He will not see me stopping here To watch his woods fill up with snow.
Traduzindo: "De quem são estas árvores eu acho que sei. Sua casa fica na aldeia; Ele não me verá parado aqui Olhando seu bosque se cobrir de neve."
Step 2
Identifique grupos de métrica no poema. Na poesia inglesa, a métrica inclui iambos, troqueus, espondeus, anapestos e dátilos. Um iambo contem uma sílaba átona seguida de uma tônica, enquanto um troqueu é o oposto. Um dátilo tem uma sílaba tônica seguida de duas átonas, e um anapesto é o oposto. Um espondeu contem duas sílabas tônicas em seguida.
Iambos: That time (U, /) of year (U, /) thou mayst (U, /) in me (U, /) behold (U, /) Troqueus: Tell me (/, U) not in (/, U) mournful (/, U) numbers (/, U) Dátilos: This is the (/, U, U ) forest prime- (/, U, U ) evil the (/, U, U ) murmuring (/, U, U ) Anapestos: And the sound (U, U, /) of a voice (U, U, /) that is still (U, U, /) Espondeus: Break, break, break (/,/)
Step 3
Conte o número de sílabas em cada linha. Um poema de duas sílabas é um monômetro, enquanto poemas de 4, 6, 8, 10, 12, 14 e 16 silabas são chamados de dímero, trímetro, tetrâmetro, pentâmetro, hexâmetro e octômetro, respectivamente.
Step 4
Combine o número de sílabas com o tipo de métrica usado. Por exemplo, se o poema usa quatro iambos com oito sílabas, o poema é um tetrâmetro iâmbico, enquanto cinco troqueus com dez sílabas seria um pentâmetro trocaico.
Mais Artigos
Como fazer uma cartela de bingo com palavras on-line→
Como calcular o perímetro de um cubo→
Como calcular a distância entre dois pontos de latitude e longitude→
Como usar uma letra para representar um valor no Excel→
Uma lista de diferentes tipos de dança do século 21→
As diferenças entre pentáculo e pentagrama→
Referências
Recursos
Dica
- Se não há padrão ou rima para seguir, o poema é chamado de poema de versos livres. Se ele é um pentâmetro iâmbico mas não rima, ele é chamado de poema de versos brancos. Quando um poeta deseja construir uma linha com uma certa métrica, mas há uma sílaba extra, a elisão é usada. Por exemplo, a palavra "over" pode ser mudada para "o'er," o que muda a contagem de sílabas de duas para uma.
Sobre o Autor
Leah Waldron is the head of Traveler Services at First Abroad, a gap year travel company based in Boston and London. As a travel, research and LGBT news writer, Waldron has publication credit on magazines and newspapers including "Curve Magazine," "USA Today," "The Sun Sentinel" and the "The Houston Chronicle." Waldron has a bachelor's and master's degree in creative writing from Florida State University.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images