Frenagens abruptas em um carro fazem os pneus travarem, resultando na sua derrapagem. As marcas criadas na pista nesse processo podem ser usadas para determinar a velocidade do carro quando os freios foram acionados. Isso pode ajudar a identificar o culpado de um acidente de trânsito ou se houve alguma violação de leis de trânsito. Para determinar a velocidade do veículo, deve-se completar uma fórmula baseada no comprimento da marca dos pneus, a eficiência do freio do carro e o coeficiente de atrito da pista.
Instruções
-
Meça cada marca de derrapagem usando uma fita métrica. Anote a medida de cada uma em metros. Se você está descobrindo a velocidade com base em uma única marca, pule o Passo 2.
Loading... -
Trabalhe com a média dos comprimentos das marcas. Some as medidas e divida pelo número de marcas encontradas.
-
Calcule a eficiência de frenagem do carro usando as marcas de derrapagem. Cada marca dos pneus de trás contam por 30% enquanto dos pneus da frente, 20%. Por exemplo, se você encontrar uma marca de pneu traseiro e duas de pneu dianteiro, a eficiência de frenagem é de 70% (30+20+20).
-
Encontre um valor estimado do coeficiente de atrito da superfície da pista. Ele representa a contribuição da estrada na parada do carro. Por exemplo, o coeficiente médio para asfalto é entre 0,5 e 0,9 enquanto em um superfície com gelo o coeficiente é muito menor, entre 0,1 e 0,25.
-
Determine a velocidade à qual o carro viajava. Para isso, multiplique a média dos comprimentos das marcas por 255, depois multiplique o resultado pelo coeficiente de frenagem e esse novo resultado pelo coeficiente de atrito. Após as multiplicações, tire a raiz quadrada do número para encontrar a velocidade estimada. Por exemplo, se a média das marcas foi 45 m, o coeficiente de frenagem 0,6 e o de atrito 0,5, então a velocidade será cerca de 58,67 km/h.