Os dez maiores monumentos da Austrália

••• waterfall in karijini national park, Australia image by Pascal Kwakman from Fotolia.com

A Austrália, um dos países mais diversos e espetaculares do mundo, oferece um destino insubstituível para viajantes. Das históricas construções humanas às maravilhas do mundo natural, experimentar todo o continente pode ser quase impossível, mas este guia pode ajudar você a selecionar melhor suas escolhas e sentir o verdadeiro sabor da Austrália.

Nota sobre telefones: Se estiver ligando de fora do Brasil, o método para fazer ligações internacionais pode variar. Ao ligar do Brasil, substitua xx pelo código de sua operadora.

Parque nacional Uluru-Kata Tjuta

Este parque nacional é onde se encontra uma das marcas mais reconhecidas da Austrália, Uluru. Originalmente chamada de Ayers Rock, este monólito de 318 m de altura está entre as maiores atrações turísticas do mundo. Uluru também é conhecido por ser um Patrimônio Mundial da UNESCO devido tanto à sua beleza natural como à sua importância cultural para o povo Anangu. O parque nacional Uluru-Kata Tjuta é considerado um dos ecossistemas áridos mais diversificados do mundo.

Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta Yulara, Northern Territory 0872 Austrália 00 xx 61 8 8956 1128 environment.gov.au/parks/uluru

Parque nacional Kakadu

O parque nacional Kakadu tem um profundo significado cultural e ecológico para a Austrália. Localizado no território norte, este monumento natural de 19.800 km² contém diversos ecossistemas, desde planícies de maré a penhascos rochosos. Os visitantes podem desfrutar das belezas naturais do parque e conhecer as expressões culturais do povo local, como a arte e as pinturas rupestres em lugares como Ubirr, Nourlangie e Nanguluwur. Kakadu é o lar de mais de 300 povos aborígenes que consideram o lugar um território sagrado.

Parque nacional Kakadu Jabiru, Northern Territory 0886 Austrália 00 xx 61 8 8938 1100 environment.gov.au/parks/kakadu

Ilha Fraser

A ilha Fraser, maior ilha de areia do planeta, é considerada patrimônio mundial. Ela está localizada dentro do território de Queensland e atrai turistas devido às suas vastas praias de areia branca e a larga população de dingos, ou cachorros selvagens.

Ilha Fraser Queensland Austrália derm.qld.gov.au/parks_and_forests/world_heritage_areas/fraser_island.html

Port Arthur

Port Arthur tem um passado negro como uma das mais brutais colônias penais já operadas. Entre 1833 a 1877, período em que Port Arthur se manteve em funcionamento, a prisão abrigava prisioneiros muito jovens, com alguns de apenas nove anos de idade. Agora o local é considerado um monumento nacional e oferece visitas guiadas a visitantes curiosos.

Sítio histórico de Port Arthur Arthur Highway Port Arthur, Tasmânia 7182 Austrália 00 xx 61 3 6251 2300 www.portarthur.org.au

Grande barreira de coral

A grande barreira de coral é designada como um patrimônio mundial e como um monumento nacional. Com aproximadamente 2.400 km de comprimento, os corais cobrem impressionantes 34.440.000 ha ao longo da costa australiana, abrigando mais de 1.500 espécies de peixes.

Grande barreira de coral 2-68 Flinders St. Townsville, Queensland 4810 Austrália www.gbrmpa.gov.au

Parque nacional Glass House Mountains

O parque nacional Glass House Mountains, que possui algumas das mais impressionantes formações de rochas vulcânicas do mundo, é um dos mais amados monumentos nacionais da Austrália. A formação rochosa é, na verdade, o núcleo de vulcões que se extinguiram entre 26 a 27 milhões de anos atrás.

Parque nacional Glass House Mountains Queensland Austrália derm.qld.gov.au/parks/glass-house-mountains/index.html

Monumento nacional DInosaur Stampede

Localizado em Lark Quarry, o monumento nacional Dinosaur Stampede é conhecido mundialmente como o único exemplar de pegada de dinossauro fossilizada. O local é protegido, mas permite visitantes.

Monumento nacional Dinosaur Stampede John Gorton Building King Edward Terrace Parkes ACT 2600 Austrália 00 xx 61 2 6274 1111 environment.gov.au/heritage/places/national/dinosaur-stampede/index.html

Parque nacional Grampians

O parque nacional Grampians contém alguns dos mais ricos e bem preservados exemplos de arte rupestre indígena do país. Localizado próximo à costa sul australiana, o parque é morada dos povos Jardwadjali e Djab-wurrung, que consideram a área sagrada e deixaram dezenas de pinturas rupestres e outros elementos na região.

Parque nacional Grampians Level 10/535 Bourke St. Melbourne, Victoria 3000 Austrália 00 xx 61 3 8627 4699 parkweb.vic.gov.au/1park_display.cfm?park=109

Parque nacional dos alpes australianos

O parque tem este nome devido ao pequeno círculo de ambientes alpinos e subalpinos espalhados pela vasta extensão de montanhas. Classificado como um monumento nacional devido ao seu valor ambiental e sua importância histórica, o parque é um destino popular para trilhas e pescaria.

Parque nacional dos alpes australianos 500 Cotter Road Weston, Victoria 2611 Austrália australianalps.environment.gov.au/index.html

Parque nacional Purnululu

No parque nacional Purnululu, encontram-se vastas colinas de arenito conhecidas como Bungle Bungle Range. O parque foi designado como patrimônio mundial da UNESCO em 1987.

Parque nacional Purnululu John Gorton Building King Edward Terrace Parkes ACT 2600 Austrália 00 xx 61 2 6274 1111 environment.gov.au/heritage/places/world/purnululu/information.html

Mais recentes

×