Quais são as habilidades fundamentais no futebol?
Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images
O futebol é um esporte diferente de todos os outros, já que são necessárias habilidades técnicas mais dos pés que das mãos. É necessário certa quantidade de habilidades fundamentais para jogar futebol, sendo os jogadores mais avançados capazes de se desenvolver do mais fundamental para o mais complexo e criar dribles, passes e chutes precisos. As habilidades de um jogador de futebol também variam de uma posição para outra — um goleiro, por exemplo, precisa de habilidades muito mais diferentes que as de um jogador em outra posição.
Passes
Realizar passes é uma das habilidades mais fundamentais no futebol, já que é assim que você move a bola de si para outro colega de time. Para um passe curto básico você vai virar seu pé 90° para o lado de fora e balançar sua perna de maneira que apenas o interior faça contato. Se quiser chutar a bola mais longe, você vai balançar a perna com mais força e mirar a metade inferior da bola para impulsioná-la no ar e usar o interior dos dedos dos pés.
Como receber um passe
Seja recebendo um passe do chão ou uma bola vindo através do ar, deve-se deixar os ombros quadrados na direção de onde a bola está vindo. Se estiver no chão, vire o pé na direção do lado de fora, como se você fosse fazer o passe, e, com os joelhos dobrados, amorteça a bola para que ela pare bem nos seus pés. Se a bola estiver vindo pelo ar, muito provavelmente, será melhor recebê-la com o peito. Arqueie suas costas levemente para trás, de maneira que, quando a bola atingir seu peito, ela pule suavemente no ar e então aterrisse nos seus pés, ao invés de ser arremessada para longe, fora de seu controle.
Chutes
Existem vários jeitos não convencionais de fazer um gol, mas a maneira fundamental para tentar isso é dando um chute. Ao dar um chute, a planta do seu pé, direção e onde você entra em contato com a bola são questões importantes. Você deve colocar o pé que não esteja chutando do lado externo da bola, com o dedão apontando na direção para a qual você deseja chutar. Balance a perna através da bola, mirando mais alto na bola se você deseja mantê-la baixa ou mais baixo na bola se você quer mandá-la pelos ares. Continue com a perna que vai chutar, em um movimento curvo que tira a planta do seu pé do chão, e aterrisse sobre o pé com o qual você chutou para obter mais potência.
Dribles
Além dos passes, dribles são o método principal de mover a bola pelo campo. Eles funcionam melhor quando você tem um campo aberto à sua frente, sem a pressão da defesa. A maioria dos jogadores são bem-sucedidos ao usar a parte de cima de seu pé para empurrar a bola ao longo do campo ao realizar seus passos e o quanto mais avançado você se torna, mais partes do seu pé será capaz de utilizar ao realizar um drible. O objetivo dos dribles é mover a bola rapidamente ao mesmo tempo que a mantém perto do corpo para que você possa decidir rapidamente se quer passar, chutar ou mudar de direção quando necessário.
Defesa do gol
O goleiro é a última linha de defesa, responsável por fazer o possível para evitar que a bola entre na rede. Como goleiro, você pode usar seu corpo inteiro, inclusive mãos e braços, para parar a bola. A melhor maneira para um goleiro agarrar a bola é formar um "W" com os polegares e dedos indicadores, com as mãos abertas e as palmas viradas para fora. Isso lhe ajuda a agarrar a bola que esteja vindo a alta velocidade sem que passe pelas suas mãos. A outra habilidade fundamental para os goleiros é arremessar e chutar para longe, que é como você distribui a bola para cima do campo depois de fazer uma defesa. Segure a bola sobre o pé dominante e depois deixe-a cair à medida que balança o pé, como num chute.
Referências
Sobre o Autor
Chris Callaway started writing professionally in 2007 and has worked as sports editor, managing editor and senior editor of "The Racquet" as well as written for the "La Crosse Tribune" and other newspapers in western Wisconsin. He graduated from the University of Wisconsin-La Crosse with a Bachelor of Arts in English and communications.
Créditos Fotográficos
Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images