×
Loading ...

Quais são as habilidades fundamentais no futebol?

O futebol é um esporte diferente de todos os outros, já que são necessárias habilidades técnicas mais dos pés que das mãos. É necessário certa quantidade de habilidades fundamentais para jogar futebol, sendo os jogadores mais avançados capazes de se desenvolver do mais fundamental para o mais complexo e criar dribles, passes e chutes precisos. As habilidades de um jogador de futebol também variam de uma posição para outra — um goleiro, por exemplo, precisa de habilidades muito mais diferentes que as de um jogador em outra posição.

Chutar e defender o gol são duas habilidades fundamentais no futebol (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Passes

Realizar passes é uma das habilidades mais fundamentais no futebol, já que é assim que você move a bola de si para outro colega de time. Para um passe curto básico você vai virar seu pé 90° para o lado de fora e balançar sua perna de maneira que apenas o interior faça contato. Se quiser chutar a bola mais longe, você vai balançar a perna com mais força e mirar a metade inferior da bola para impulsioná-la no ar e usar o interior dos dedos dos pés.

Loading...

Como receber um passe

Seja recebendo um passe do chão ou uma bola vindo através do ar, deve-se deixar os ombros quadrados na direção de onde a bola está vindo. Se estiver no chão, vire o pé na direção do lado de fora, como se você fosse fazer o passe, e, com os joelhos dobrados, amorteça a bola para que ela pare bem nos seus pés. Se a bola estiver vindo pelo ar, muito provavelmente, será melhor recebê-la com o peito. Arqueie suas costas levemente para trás, de maneira que, quando a bola atingir seu peito, ela pule suavemente no ar e então aterrisse nos seus pés, ao invés de ser arremessada para longe, fora de seu controle.

Chutes

Existem vários jeitos não convencionais de fazer um gol, mas a maneira fundamental para tentar isso é dando um chute. Ao dar um chute, a planta do seu pé, direção e onde você entra em contato com a bola são questões importantes. Você deve colocar o pé que não esteja chutando do lado externo da bola, com o dedão apontando na direção para a qual você deseja chutar. Balance a perna através da bola, mirando mais alto na bola se você deseja mantê-la baixa ou mais baixo na bola se você quer mandá-la pelos ares. Continue com a perna que vai chutar, em um movimento curvo que tira a planta do seu pé do chão, e aterrisse sobre o pé com o qual você chutou para obter mais potência.

Dribles

Além dos passes, dribles são o método principal de mover a bola pelo campo. Eles funcionam melhor quando você tem um campo aberto à sua frente, sem a pressão da defesa. A maioria dos jogadores são bem-sucedidos ao usar a parte de cima de seu pé para empurrar a bola ao longo do campo ao realizar seus passos e o quanto mais avançado você se torna, mais partes do seu pé será capaz de utilizar ao realizar um drible. O objetivo dos dribles é mover a bola rapidamente ao mesmo tempo que a mantém perto do corpo para que você possa decidir rapidamente se quer passar, chutar ou mudar de direção quando necessário.

Defesa do gol

O goleiro é a última linha de defesa, responsável por fazer o possível para evitar que a bola entre na rede. Como goleiro, você pode usar seu corpo inteiro, inclusive mãos e braços, para parar a bola. A melhor maneira para um goleiro agarrar a bola é formar um "W" com os polegares e dedos indicadores, com as mãos abertas e as palmas viradas para fora. Isso lhe ajuda a agarrar a bola que esteja vindo a alta velocidade sem que passe pelas suas mãos. A outra habilidade fundamental para os goleiros é arremessar e chutar para longe, que é como você distribui a bola para cima do campo depois de fazer uma defesa. Segure a bola sobre o pé dominante e depois deixe-a cair à medida que balança o pé, como num chute.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...