Como calcular o ângulo de deflexão de uma bola de bilhar

Calcular o ângulo do disparo é uma parte essencial de jogar bilhar

pool shot image by cherie from Fotolia.com

O bilhar é um jogo de estratégia, controle e ângulos. Vários fatores entram em jogo a cada acerto, como velocidade, onde e em qual ângulo do taco atinge a bola. Esses fatores são levados por cada bola e trajetória de colisão que se desenvolvem depois do acerto. É essencial entender como a velocidade, a rotação e a deflexão influenciam umas as outras em cada acerto para jogar de forma eficiente.

Step 1

Aplique o giz no taco. Faça isso esfregando levemente o giz na ponta do taco. O giz evita deslizes -- quando o taco acerta a bola sem ter uma boa força.

Step 2

Considere onde você irá acertar a bola. Acertá-la próxima ao topo irá criar uma rotação superior. A bola irá defletir em um ângulo mais extremo para frente, proporcional à força aplicada. Acertando a bola na parte da base, irá criar uma rotação para trás, e a bola irá defletir em um ângulo para trás. Se você aplicar a rotação para trás suficiente, é possível que a bola vá diretamente para trás, caso atinja outra bola em um ângulo direto.

Step 3

Decida o ângulo que você quer acertar a bola na outra. A outra bola irá defletir diretamente para longe de onde a bola acertar. A maneira mais fácil de decidir onde atingir uma bola com a outra é pegar o taco e fingir que irá acertar a bola em um buraco, mas sem realmente atingi-la. Onde você cola o taco será precisamente o lugar para atingir a bola com a outra.

Step 4

Considere onde a bola irá defletir depois de ser atingida por uma bola oposta. Quanto mais extremo for o ângulo em que você atinge a bola oposta, menos deflexão a bola irá fazer. Usando a rotação para trás irá forçar a bola a defletir para trás. A rotação superior irá forçar a bola a defletir mais para frente. Se você atingir a bola oposta diretamente, a rotação superior fará com que a bola branca siga a bola oposta, e a rotação para trás fará com que ela pare ou vá para trás. A velocidade também afeta o ângulo de deflexão. Quanto maior a força que você atingir a bola, mais longe ela irá e fará ângulos mais extremos. Se a bola for atingida mais suavemente, ela irá viajar mais vagarosamente e fará menos deflexão.

eHow Brasil
×