Dicas para envelhecimento de couro
PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images
Ao preparar adereços, fantasias ou conjuntos de peças de uma produção teatral, às vezes você terá que envelhecer artificialmente os materiais para fazer o item parecer mais velho do que é. Esse processo, chamado de envelhecimento, é uma arte por si só, e pode levar algum tempo para ser dominada, principalmente porque cada material e item requer um processo único. O couro envelhecido é mais fácil do que muitos materiais, visto que o couro velho e o mal cuidado são bem similares na maioria das vezes.
Raspagem
Imitar os arranhões e escoriações leves que o couro sofre ao longo do tempo é um detalhe importante ao fazer com que ele pareça desgastado, e, portanto, velho. Localize as partes do couro mais prováveis de receber tal desgaste; as bordas e áreas de destaque convexos (como os cotovelos sobre uma jaqueta de couro) são geralmente bons pontos de partida. Raspe estas áreas com uma lixa muito fina, fazendo uma leve pressão. Tenha cuidado para não forçar muito ou usar uma lixa grossa, ou senão parecerá menos com o desgaste do tempo e mais com o dano de um evento individual. Raspe todo o couro a um grau muito menor. Raspe de uma variedade de ângulos para minimizar o aparecimento de linhas de lixa óbvias.
Alongamento
Puxe firmemente o couro para esticá-lo nas direções e localizações nas quais isso aconteceria com o desgaste normal. A maioria dos couros, caso não possuam um revestimento firme de nenhum tipo, esticarão até um certo ponto. No entanto, talvez seja preciso molhar o couro para que ele comece a esticar de forma significativa.
Escurecimento
Ao longo do tempo o couro escurece devido à exposição a pele. Se o couro em questão entra em contato com a pele e ainda não está preto ou mesmo perto disso, esfregue um pouco de óleo Pata de Boi nele. Isso irá tanto escurecê-lo como amaciá-lo, dando a ele uma aparência de maior desgaste.
Manchas
Muitos itens ficam manchados ao longo do tempo através de contato acidental com líquidos. Pense sobre como o seu artigo de couro estaria se ele tivesse sido utilizado e com que materiais ele provavelmente teria entrado em contato. Esfregue ou respingue alguns destes materiais no couro e deixe-os lá por algum tempo para criar manchas. Seja cuidadoso com isso, a menos que queira fazer o item parecer verdadeiramente sujo.
Referências
- "The Theatre Props Handbook: A Comprehensive Guide to Theater Properties, Materials and Construction;" Thurston James; 2000 [em inglês]
Sobre o Autor
Ryan Voss is a freelance writer/blogger and artist/graphic designer from Fort Collins, Colorado. His areas of specialty are current events, politics and the martial and fine arts. He has been freelancing in a variety of creative fields since 2005.
Créditos Fotográficos
PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images