Como cortar couro

••• John Foxx/Stockbyte/Getty Images

A maioria dos trabalhos em couro exige que ele esteja cortado, mas cortar um pedaço de couro requer mentes e lâminas afiadas. Você terá que medir, marcar a área e cortá-la em uma superfície plana. Você também deve manter o couro úmido, enquanto manuseia, pois dessa forma fica mais fácil. Pulverize toda a peça leve e uniformemente, com um borrifador de água ou molhe-a com uma esponja.

Passo 1

Coloque a peça de couro em uma superfície plana. Proteja a superfície com um tapete de borracha feito especialmente para trabalhos em couro. Este tapete também irá ajudá-lo a proteger suas ferramentas de cegar ou danificar por contato com a superfície.

Passo 2

Use um lápis e uma régua ou fita métrica para fazer a linha de corte ao longo da superfície do couro. Faça marcas muito leves com o lápis para não marcar o couro.

Passo 3

Use uma curva francesa ou algo com a borda arredondada para traçar uma linha curva.

Passo 4

Posicione algo reto, tal como uma régua de metal, ao longo da linha traçada. Uma régua espessa proporciona estabilidade para a lâmina de corte.

Passo 5

Passe a ponta de uma faca ao longo da régua, corte no couro o necessário. Mantenha-se empurrando a lâmina contra a régua enquanto move.

Passo 6

Corte apenas a profundidade que você possa ao mesmo tempo ser capaz de controlar a lâmina. Passe a lâmina o tanto de vezes necessárias para cortar o couro.

Passo 7

Faça nas linhas de corte curvo da mesma maneira. Se você desenhar a curva à mão livre, posicione a navalha perpendicular à superfície do couro. Faça várias passagens leves com a lâmina ao longo da linha traçada até que o couro esteja cortado.

Mais recentes

×