×
Loading ...

Qual a diferença entre tinta guache e acrílica?

Tinta acrílica e guache são escolhas populares para pintura de arte e ilustração. Embora ambas sejam à base de água, existem diferenças importantes nas características físicas e nos métodos de trabalho de cada uma. Entender as similaridades e diferenças vai ajudá-lo a escolher o que funciona melhor para o que você está tentando alcançar em uma pintura.

Tinta acrílica e guache parecem similares, mas existem diferenças (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Características da tinta acrílica

Embora qualquer pigmento misturado a uma resina sintética possa ser chamado de acrílico, a ilustradora e autora Catharine Slade diz, na Encyclopedia of Illustration Techniques (Enciclopédia das Técnicas de Ilustração), que "a forma mais comum de tinta acrílica é uma emulsão plástica ou látex, solúvel em água". A tinta acrílica vai aderir a quase todas as superfícies, mas as mais comuns são telas, painéis de madeira, metal e papel. Ela também pode ser usada em paredes internas e externas, o que as torna muito adequadas para murais. Quando molhada, a tinta ainda é solúvel em água, mas uma vez seca, se torna a prova d'água e durável na maioria das condições ambientais.

Loading...

Características da tinta guache

Em sua característica mais básica, o guache é uma aquarela opaca. Ele é feito de pigmento misturado com um aglutinante que normalmente é goma arábica. A superfície mais comum para guache, assim como para aquarela, é papel. Embora esse tipo de tinta tenha uma longa história de uso por artistas, sua flexibilidade e reprodutibilidade tornou-na mais popular para ilustração do que artes em tempos modernos. Quando seca, continua solúvel à água, permitindo misturar cores mesmo assim. Isso também significa que as pinturas finalizadas com esse tipo de tinta devem ser protegidas com um vidro.

Técnicas com tinta acrílica

A tinta acrílica permite que se usem várias técnicas. Usadas diretamente do tubo, elas são opacas e podem ser trabalhadas de uma maneira parecida com as tintas a óleo, com a diferença de que secam muito mais rápido. Existem vários meios acrílicos disponíveis para prolongar o tempo de secagem, bem como para mudar o brilho, adicionar transparência ou alterar qualquer propriedade, que bastam ser misturados à tinta. Se diluídas em água ou em um método acrílico, podem até ser aplicadas em camadas transparentes. Também podem ser usadas para aplicações de impasto, que são mais grossos, onde a textura é construída na tela.

Técnicas com guache

O guache é uma tinta flexível que pode ser diluída e usada como aquarela ou aplicada em camadas grossas para que se tire proveito de suas características opacas. Essa tinta é bastante adequada para grandes áreas de cor sólida. Duas cores podem ser misturadas se estiverem molhadas, ou se forem colocadas lado a lado passando um pincel úmido por cima quando a tinta estiver seca. O guache pode ser usado em camadas, para intensificar a cor lentamente. Assim que uma camada estiver seca, pode-se colocar mais tinta, permitindo que você misture a tinta que está aplicando com a que já está no papel.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...