A dieta após a remoção do rim
Os médicos recomendam a nefrectomia (remoção de um dos dois rins do corpo) para um paciente com doença no rim ou uma pessoa disposta a doar um rim para um outro paciente. Uma pessoa pode viver uma vida normal com um rim saudável e, se o rim remanescente mantém a função completa, o médico pode recomendar algumas restrições alimentares após o período de recuperação da cirurgia. Caso contrário, o paciente terá uma dieta saudável para preservar a função remanescente no rim único.
Durante a recuperação no hospital
Se você passar por uma nefrectomia, a equipe médica fornecerá nutrientes e fluidos através de um IV para o primeiro dia ou dois. O sistema digestivo precisa de tempo para se recuperar após uma cirurgia de grande porte. Você pode ter um cateter inserido em seu corpo por algumas horas para esvaziar a bexiga. Alguns pacientes toleram beber pequenas quantidades de fluido ou chupar cubos de gelo na primeiras 24 horas após a cirurgia.
Dentro de alguns dias, o paciente que teve um rim retirado começará uma dieta líquida, que ajuda o sistema digestivo a voltar para sua função normal. Informe a equipe médica sobre qualquer constipação durante esse período. É importante manter a evacuação normal enquanto se recupera de uma nefrectomia, sendo assim o médico pode prescrever um laxante. Beba muita água para ajudar a prevenir constipações.
Quando o sistema digestivo voltar a funcionar normalmente, dentro de alguns dias, você poderá começar a comer alimentos normais. Comece com calma a comer alimentos simples e agradáveis. Evite frituras ou comidas condimentadas. O estresse e ansiedade da cirurgia ou a recuperação de estirpes do sistema digestivo exigem uma dieta leve.
Em casa
Quando estiver pronto para ser liberado do hospital, o médico irá lhe informar se precisa fazer uma dieta especial. Em geral, após a nefrectomia, todos os pacientes devem beber muito líquido. Isso permite que o rim remanescente mantenha os fluidos em movimento através do corpo.
Pacientes com um rim saudável remanescente podem retornar a uma dieta normal. Em geral, uma dieta baixa em sódio é boa para o corpo inteiro, incluindo os rins, no caso, recomendado por um médico para um paciente com apenas um rim. Escolha frutas e vegetais frescos, evite alimentos processados e embalados e verifique os rótulos para evitar o sódio. Prefira comidas condimentadas como alho, ervas, suco de limão e pimenta, em vez de sal e molho de soja. Evite álcool e pare de fumar para auxiliar o processo de cura do corpo.
Se você tiver doença renal persistente ou função renal reduzida após a remoção do rim, o médico pode prescrever uma dieta especial para a saúde renal. Uma dieta para a doença renal crônica reduz sódio, potássio, proteína e fluidos. Evite substitutos de sal, muitos dos quais contêm potássio, e prefira misturas de ervas. Como muitos alimentos são ricos em cálcio, como laticínios, eles também são ricos em potássio e fósforo. Seu médico pode prescrever medicamentos para evitar perda de cálcio dos ossos. Coma mais vegetais, gorduras e açúcares para evitar a perda de peso e siga as orientações nutricionais para garantir que seu corpo receba uma nutrição adequada e mantenha um peso saudável.
Mais Artigos
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Andrea Lott Haney writes articles and training materials for food industry publications. Having studied foodservice sanitation, nutrition and menu planning at Purdue University, Lott Haney has more than 10 years of experience as a catering and event planner for luxury hotels and currently tours the Midwest as a corporate customer service trainer and consultant.