Qual a diferença entre católicos, anglicanos e puritanos?
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images
O catolicismo, o puritanismo e o anglicanismo são seitas cristãs. Os puritanos e os anglicanos pertencem às religiões protestantes, que se separaram do catolicismo perto dos anos 1500. Devido ao fato de o anglicanismo ter emergido diretamente da separação da Igreja da Inglaterra com a Igreja Católica, suas missas são muito similares. Os puritanos quebraram a ligação completamente, mas muito de sua teologia influenciou movimentos protestantes norte-americanos, incluindo o adventismo e o pentecostalismo.
Catolicismo
A Igreja Católica tem em suas raízes São Pedro e é uma das mais antigas instituições da Terra. Os católicos acreditam que o Papa tenha autoridade suprema e seja um mediador direto entre Deus e o homem. O catolicismo foi a religião oficial do Império Romano do ano 380 até sua queda, espalhando-se para muitas regiões do mundo. A Igreja é centralizada na cidade do Vaticano, que é uma entidade soberana, além de uma diocese sob liderança do Papa.
Anglicanismo
O anglicanismo, também conhecido como Igreja da Inglaterra, emergiu em parte quando o rei Henrique 8 rompeu com a Igreja Católica após uma disputa sobre a anulação de seu primeiro casamento. Nos séculos seguintes, o anglicanismo se afastou da tradição católica, mas reteve muitos pontos em comum, incluindo o conceito da sucessão apostólica. Essa crença diz que bispos ordenados são os sucessores adequados dos 12 apóstolos originais e, portanto, têm autoridade e poder dados a eles por Jesus Cristo.
Puritanos
Os puritanos se originaram dentro da Igreja Anglicana. Eles se definiam por seu desejo de eliminar as ligações restantes da Igreja da Inglaterra com o catolicismo e por seu rígido sistema de crenças, que rejeitou qualquer "líder" da igreja que não Cristo. Apesar de não obterem sucesso na Inglaterra, a colônia norte-americana da baía de Massachusetts, que era principalmente puritana, tornou-se uma grande influência no pensamento religioso e no desenvolvimento do governo americano.
Diferenças teológicas
O anglicanismo é considerado um "meio-termo" entre o catolicismo e o protestantismo. Existem algumas diferenças maiores na teologia e na estrutura da Igreja entre os dois, mais notadamente em suas instâncias diferentes sobre a transubstanciação. Os católicos creem que a eucaristia literalmente se torna o corpo de Cristo, e os anglicanos acreditam que ela seja simbólica. As duas Igrejas são estruturadas diferentemente também, com a Igreja Católica tendo uma hierarquia muito mais rígida que a da Inglaterra.
Referências
Sobre o Autor
John Shortino has written for numerous publications, including the "Philadelphia Inquirer." Some of the subjects he has written about professionally include books, film and business. He is currently pursuing his Master of Fine Arts in creative writing at Temple University.
Créditos Fotográficos
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images