×
Loading ...

Qual a diferença entre chapéus de cowboy femininos e masculinos?

Chapéus de cowboy ainda são um item essencial para homens e mulheres em várias partes dos Estados Unidos, Canadá e outros países. Ainda que disponíveis em vários modelos, incluindo vários tipos de aba e copa, o estilo básico é o mesmo tanto para chapéus femininos quanto para masculinos. Chapéus femininos podem ter mais enfeites ou brilho, ou ter uma cor mais suave; neles, a bandana sobre a aba tradicionalmente se amarra à direita e não à esquerda, de acordo com o website The Last Best West.

Cowgirls gostam de chapéus tanto quanto cowboys (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Tamanho

Chapéus femininos tendem a ser menores que os masculinos. Para descobrir o tamanho do seu chapéu, meça a circunferência da sua cabeça e divida a medida obtida por 3,145 para obter o diâmetro. Se for encomendar um chapéu personalizado de um chapeleiro, o profissional o fará precisamente com suas medidas. Qualquer chapéu do seu tamanho pode ser usado tanto por homens quanto para mulheres, mas os homens talvez prefiram não usar um modelo rosa com strass, ainda que sirva.

Loading...

Cor

Cores tradicionais para chapéus de cowboy incluem preto, marrom, branco, cinza ou prata, e caramelo. Essas cores funcionam bem para mulheres, mas elas também usam chapéus em cores menos tradicionais, como vermelho, azul e rosa.

Enfeites

A maior parte dos chapéus de cowboy masculinos têm poucos ou nenhum enfeite por cima da aba além de uma bandana de cetim ou couro. Chapéus femininos podem ter uma bandana mais larga e mais colorida, enfeitadas com bijuterias na frente e no centro. A decoração é uma questão de gosto. Um chapéu masculino pode ter uma decoração mais elaborada que um feminino, dependendo da preferência do dono. Tradicionalmente a bandana feminina se amarra à direita, mas hoje em dia as mulheres usam a amarração em qualquer lado.

Material

Os melhores chapéus de cowboy, femininos ou masculinos, são de feltro, feito de pelo de coelho ou de castor, ou uma combinação de ambos. A porcentagem de pelo de castor em relação ao de coelho (sendo esse último um material de menor qualidade) é designada por um número seguido por X. Um chapéu mais caro pode estar marcado como 100X, o que significa que é feito com 100% pelo de castor. Porém o número não designa necessariamente a porcentagem; um chapéu marcado como 10X pode conter uma mistura de 50% de cada tipo de pelo. Cada fabricante usa uma escala diferente, de acordo com o The CanadianCowboy.com. Pergunte ao vendedor qual a porcentagem real.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...