Qual a diferença entre um elemento e uma substância química?
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Um elemento consiste em um átomo com prótons, nêutrons e elétrons ao redor do núcleo. Uma substância química é composta por um ou mais diferentes elementos ligados um ao outro. Elementos e substâncias apresentam diversas diferenças entre si, como simplicidade, complexidade, símbolos e fórmulas.
Simplicidade versus Complexidade
A principal diferença entre um elemento e uma substância é que um elemento é composto por um único átomo. O elemento não pode ser quebrado, pois já está na forma mais simples possível. Existem 118 elementos químicos conhecidos, cada um com um número atômico e um número de massas específicos. Por outro lado, diversos elementos podem se combinar, formando substâncias químicas complexas. Por exemplo, os elementos sódio, carbono, oxigênio e hidrogênio podem formar uma substância complexa chamada de percarbonato de sódio (também conhecida como carbonato de sódio peroxiidratado). O percarbonato de sódio é, na verdade, uma combinação entre as substâncias carbonato de sódio (Na2CO3) e peróxido de hidrogênio (3H2O2).
Símbolos e fórmulas
Elementos também diferem de substâncias na maneira como são representados por símbolos. Por exemplo, o elemento oxigênio é designado pela letra "O", o elemento nitrogênio é representado pela letra "N" e o potássio, pela letra "K". Entretanto, como substâncias químicas são uma mistura de dois ou mais elementos, uma fórmula específica é utilizada para representar todos os compostos químicos na molécula. Por exemplo, a substância cloreto de sódio (o sal de cozinha) é representado pela fórmula NaCl. O ácido úrico é uma substância mais complexa, e sua fórmula é C5H4N4O3.
Fator de distinção
Os elementos são caracterizados por seu número atômico. Por exemplo, o hidrogênio possui número atômico 1, o sódio possui número atômico 11, o alumínio, 13, e a prata, 47. As substâncias, por outro lado, são caracterizadas por suas ligações químicas. Por exemplo, o sal de cozinha é constituído com base em ligação iônica. Uma ligação iônica é aquela que se forma quando um átomo transfere um ou mais de seus elétrons para outro átomo.
Exemplo de ligação iônica
O sódio apresenta um elétron em sua camada mais externa, enquanto o cloro possui sete elétrons nesta camada. Desta forma, nenhum destes elementos é realmente estável. O sódio cede então seu elétron mais externo para o cloro, tornando-se um íon positivo. O cloro recebe um elétron e se torna um íon negativo. As cargas positiva e negativa são atraídas uma pela outra e se mantêm juntas pela natureza eletrostática dos dois elementos. Uma vez que a ligação é formada, cada elemento passa a apresentar oito elétrons em sua camada de valência, tornando-se mais estáveis.
Referências
- Frostburg State University: O que é um elemento? [em inglês]
- ScienceDaily: Substâncias químicas [em inglês]
- DifferenceBetween.com; Diferença entre elemento e substância; Andrew Daniel; Dezembro 2010 [em inglês]
- Web Elements: Tabela periódica dos elementos [em inglês]
- Science Lab: Dados de segurança sobre o ácido úrico [em inglês]
- Free Dictionary: Ligação iônica [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Jennifer Sobek has been a writer since 1993, working on collegiate and professional newspapers. Her writing has appeared in the "Copperas Cove Leader Press," "Fort Lewis Ranger," "Suburban Trends" and "The Shopper News," among others. Sobek has a Bachelor of Arts in journalism from Rowan University.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images