×
Loading ...

Os efeitos da água salgada sobre os metais

A água salgada e o metal não se misturam, pois o sal corrói o metal. Certos objetos -- como motores de barco -- passam bastante tempo submersos em água salgada e eles podem enferrujar rapidamente. Uma manutenção simples pode ajudar a evitar esse problema.

A corrosão provocada pela água salgada pode afetar o metal do motor de um barco (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Água salgada e metal

A combinação de umidade, oxigênio e sal (principalmente do cloreto de sódio), é mais prejudicial ao metal do que apenas a ferrugem. Esta combinação corrói o metal enfraquecendo-o e destruindo-o. A água salgada corrói os metais cinco vezes mais rápido do que a água doce e o ar salgado e úmido do oceano corrói 10 vezes mais rápido do que o ar com uma quantidade normal de umidade. As bactérias na água do oceano também consomem o ferro, e as substâncias liberadas nesse processo se transformam em ferrugem.

Loading...

Corrosão eletroquímica

Uma forma de corrosão que ocorre quando o metal e a água salgada se juntam é chamada de corrosão eletroquímica. Os íons metálicos se dissolvem na água que conduz eletricidade e contém íons, atraindo os íons de outros compostos. Assim, a água salgada ataca o metal e a corrosão ocorre.

Corrosão anaeróbica

A corrosão anaeróbica é o segundo tipo de corrosão, que ocorre quando o metal está exposto à água salgada durante um período de tempo prolongado. Os depósitos que contêm sulfatos envolvem o metal em contato com a água salgada. O sulfeto de hidrogênio, que também é corrosivo, é produzido. Ao mesmo tempo, muitas bactérias crescem, e elas utilizam o hidrogênio para consumir o metal. Entre íons, sulfatos e bactérias, o metal é atacado por todos os lados quando está neste meio.

A prevenção da corrosão

Para evitar a corrosão do metal em água salgada, há algumas coisas que você pode fazer. Ao remover metais da água com sal, lave-os completamente em água doce. Em seguida, seque o metal tanto quanto possível, especialmente nas fendas e bolsões onde a água salgada pode estar acumulada. Quando for armazenar itens de metal que entram constantemente em contato com a água do mar, mantenha o metal submerso completamente em óleo, anticongelante ou querosene. Estas medidas deverão ajudar a impedir a corrosão.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...