Fatos interessantes sobre hamsters
hamster image by cat from Fotolia.com
Apesar de serem animais de estimação populares em muitos países, a domesticação dos hamsters é relativamente recente: foi apenas em 1930 que os hamster tornaram-se companheiros da família, quando um zoólogo encontrou uma mãe hamster e seus filhotes no deserto nos arredores de Alepo, na Síria. Esses roedores que cabem no bolso são dóceis e fáceis de cuidar.
Origem
Nativos dos desertos asiáticos, os hamsters-sírios, como o próprio nome indica, são originários da Síria, enquanto o Hamster Roborovski - também conhecido como Anão Campbell - vem das estepes russas. Outras espécies de hamsters vêm da China e da Mongólia.
Nome
Hamsters carregam comida dentro de suas bochechas, o que levou ao seu nome, da palavra alemã "hamstern" (armazenar).
Traços físicos
O corpo de um hamster normalmente é "troncudo", com pernas fortes e pés largos. Suas bochechas caem sobre os ombros nos dois lados. São típicas as orelhas pequenas e pontudas e caudas curtas, embora possam haver pequenas diferenças entre as espécies. O hamster comum é o maior, chegando a medir mais de 30 cm, enquanto o Anão do deserto é o menor, medindo entre 7,5 cm a 10 cm. Hamsters são daltônicos e, portanto, possuem visão e percepção de profundidade ruins. Eles enxergam a uma distância de apenas 15 cm e, para compensa, possuem glândulas odoríferas nas costelas ou abdômen (dependendo da espécie) e deixam uma trilha de aroma para reencontrar o caminho da toca. Os dentes dos hamsters crescem durante toda sua vida.
Inteligência
Como outros animais domesticados, os hamsters reagem ao nome que recebem, se você ensiná-los. Eles lembram dos irmãos de ninhada e das mães. Se treinados, eles encontram comida e água e usam brinquedos.
Reprodução
Algumas hamsters fêmeas podem ter filhotes a partir de cinco semanas e dar ninhadas de 4 a 12 de cada vez. Machos são capazes de procriar a partir de 10 ou 14 semanas. Não é possível castrar ou esterilizar, portanto, para evitar que proliferem, separe os machos das fêmeas. A gestação dura entre 15 e 16 dias e os filhotes são desmamados a partir de 21 a 25 dias. A regulação da temperatura ajudar a determinar o sexo dos filhotes. Manter a fêmea mais aquecida resultará em mais machos, enquanto mantê-la em temperatura mais fresca produz mais fêmeas.
Uso científico
Relativamente livre de doenças, este roedor de rápida proliferação é útil para a ciência. Seu comportamento amigável e cuidado fácil os fazem populares entre pesquisadores. Por terem um sistema cardiovascular notavelmente semelhante ao dos humanos, pesquisadores muitas vezes usam hamsters em pesquisas cardiológicas.
Cuidado
Hamsters vivem entre dois e três anos e preferem as temperaturas em suas gaiolas entre 18º e 26º, e umidade relativa entre 40% e 70%. Estes pequenos roedores são mais ativos no crepúsculo (antes do nascer ou do pôr-do-sol), então brinque bastante com eles nestes horários. Hamsters gostam de labirintos e rodas (esteiras) para se exercitar.
Referências
Sobre o Autor
Dana Griffin has written for a number of guides, trade and travel periodicals since 1999. She has also been published in "The Branson Insider" newspaper. Griffin is a CPR/first-aid instructor trainer for the American Red Cross, owns a business and continues to write for publications. She received a Bachelor of Arts in English composition from Vanguard University.
Créditos Fotográficos
hamster image by cat from Fotolia.com