Qual é a diferença entre o molho de soja e o molho inglês?
Photodisc/Valueline/Getty Images
O molho inglês o molho de soja são condimentos comumente encontrados em prateleiras de supermercado ao redor do mundo, e são substituíveis entre si. Essa opção é particularmente útil para vegetarianos, já que a lista de ingredientes do molho inglês inclui anchovas. Da mesma forma, pessoas com alergia à soja podem optar pelo molho inglês para realçar o sabor de um prato, embora os dois produtos sejam bastante diferentes um do outro.
História
Os molhos de soja e inglês possuem duas histórias bem diferentes. Quando a popularidade do budismo cresceu na Ásia, surgiu a necessidade de temperos vegetarianos. A versão original do molho de soja era simplesmente uma pasta feita com grãos fermentados. Um sacerdote posteriormente alterou a mistura utilizando grãos de soja e trigo. Finalmente, no início dos anos 1600, Maki Shige, fugindo de casa durante uma invasão, passou a viver em Noda, onde aprendeu a fabricar o molho de soja como conhecemos hoje.
Em comparação, o molho inglês começou a ser vendido em 1837 e teve origem na Índia. Lea & Perrins, uma empresa alimentícia com base no Reino Unido, vendia o produto em lojas e também encorajava o uso do molho em navios de passageiros. O produto ganhou popularidade, e a companhia começou a exportá-lo por todo o mundo.
Componentes
Os ingredientes do molho inglês possuem pouco em comum com os do molho de soja. Esse último é feito com sementes de soja trituradas, trigo, enzimas e sal, fermentados juntos por aproximadamente seis meses. O resultado é um sabor salgado e doce e uma consistência bem leve.
Os ingredientes do molho inglês incluem anchovas, vinagre, cebola, melaço, cravo-da-índia, extrato de pimenta, xarope de milho, alho e tamarindo, o que lhe confere um aroma distinto. O único ingrediente que ambos os molhos possuem em comum é o sal.
Usos
O molho de soja aparece predominantemente na culinária asiática. Em pratos como sashimi, ele ajuda a mascarar o odor de peixe. Quando aquecido, adiciona um elemento aromático distinto e funciona como um molho finalizador para arroz ou carne. Adicionalmente, marinar alimentos no molho de soja lhes confere outro nível de sabor. O molho de soja claro apresenta um sabor forte e salgado, enquanto o escuro possui sabor e textura ricos e encorpados.
O molho inglês possui um apelo global, particularmente como acompanhamento para carnes, mas é bem versátil. Ele aparece em molhos, sopas, receitas diversas e até em bebidas, como o coquetel Bloody Mary. Muitas empresas ao redor do mundo fabricam o molho inglês, acrescentando um toque local ao clássico. Por exemplo, o molho inglês no Japão possui notas frutadas.
Fermentação
A principal diferença no processo de fabricação dos molhos é o tempo necessário para fermentação. O molho de soja precisa apenas de seis meses. Já o molho inglês necessita de aproximadamente dois anos, dependendo do fabricante.
Referências
- Wired: O que há dentro do molho inglês?; Amanda Hesser; 2009 [em inglês]
- Food History: Molho inglês [em inglês]
- California BBQ Association: Ingredientes do molho inglês para receitas de churrasco; Joe O'Connell; 2011 [em inglês
- NY Times: Molho Inglês, 1876; Amanda Hesser; 2009 [em inglês]
- Made How: Como os produtos são feitos, volume 3: molho de soja [em inglês]
- Kikkoman: Museu da Soja [em inglês]
Sobre o Autor
Patricia Telesco has been a writer since 1992. She has produced more than 60 books with publishers that include HarperCollins and Simon & Schuster. Her articles have appeared in "Woman's World" and "National Geographic Today." Telesco holds a Bachelor of Arts in English from the University of Buffalo.
Créditos Fotográficos
Photodisc/Valueline/Getty Images