O que o povo do Reino do Congo comia?

Photos.com/Photos.com/Getty Images
O antigo Reino do Congo foi lendário durante séculos, e até foi imortalizado no livro de Joseph Conrad, "Heart of Darkness". O Reino do Congo foi situado em uma terra ecologicamente rica, onde grande parte do país moderno da República Democrática do Congo está, e foi capaz de desfrutar de uma grande variedade de alimentos frescos. Sendo assim, por ser um centro para muitos comerciantes, o reino adquiriu temperos e receitas de todo o continente e além, acrescentando-os aos seus sabores distintos.
Amidos
Uma variedade de amidos eram servidos para serem utilizados para acompanhar o prato principal, geralmente um guisado. A batata, a banana e a mandioca assadas como pães eram todas preparadas e servidas com cada refeição. Elas eram comidas em fatias, como uma pasta ou cozidas em uma forma redonda plana. Esses amidos tornaram-se, essencialmente, o utensílio para a refeição principal.
Prato principal
Um prato principal era sempre servido junto com o amido no Congo antigo. Consistindo em uma carne cozida em um molho, isso geralmente tomava a forma de guisado, aromatizado com uma variedade de especiarias. A carne era geralmente constituída de pedaços de carne, frango ou peixe. O molho seria geralmente à base de tomate e as carnes seriam imersas nele por um longo período de tempo, combinadas com especiarias. Essa refeição grande e fácil de preparar era um item básico, tanto da gastronomia quanto na cultura, já que muitas pessoas se reuniam ao redor do fogo, enquanto o alimento era cozido em uma panela grande.
Sobremesa
As sobremesas consistiam geralmente em frutas locais. Muitos congoleses cultivavam sua comida nos arredores de sua casa, em vez de depender do comércio ou de um fazendeiro local para o produto. As refeições eram, portanto, finalizadas com algo doce, mas era geralmente um açúcar natural. Desde bananas até mamões doces aos cocos, o produto doce local da área tornou-se essencial para a sobremesa.
Lanches
Os lanches eram preparados a partir de sobras de refeições ou produtos desidratados, como bananas secas. A pasta de fufu poderia ser rapidamente preparada a partir de farinha e água, e servida com a sobra do guisado ou uma pasta de tomate para uma refeição rápida. As frutas, vegetais ou sobras de refeições anteriores eram os lanches rápidos, muitas vezes transportados em folhas de bananeira.
Referências
- Every Culture: Do Brasil ao Congo [em inglês]
- Ed Gibbon; "The Congo Cookbook"; 2004 [em inglês]
Sobre o Autor
Based in Kingston, Canada, Samantha Lowe has been writing for publication since 2006. She has written articles for the "Mars' Hill" newspaper and copy for various design projects. Her design and copy for the "Mars' Hill" won the Associated Collegiate Press Pacemaker award in 2008. Lowe holds an Honors BA from Trinity Western University, and a MSc in Occupational Therapy from Queen's University where she is currently doing her PhD.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images