×
Loading ...

A diferença entre sementes e esporos

As sementes e esporos são órgãos reprodutivos do reino vegetal. Embora ambos tenham a mesma finalidade, são muito diferentes em termos de como funcionam. Uma das principais formas de diferenciação é que as bactérias, fungos e algas se reproduzem por meio de esporos, e as sementes são a forma de reprodução das plantas que florescem.

As sementes estão localizadas no fruto de alguma planta, enquanto os esporos encontram-se sob as folhas (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Tamanho

Uma das formas mais fáceis de distinção entre sementes e esporos é o tamanho. Se é possível enxergar a olho nu, é uma semente; os esporos são microscópicos. Existem dois tipos de esporos. As plantas homospóricas produzem esporos idênticos em tamanho, enquanto que as heterospóricas produzem o esporo feminino maior que o masculino.

Loading...

Sobrevivência

As sementes são organismos maiores e possuem múltiplas camadas. Dentro da semente há um pequeno ecossistema com tudo o que a planta precisa para se sustentar. É fertilizada e contém alimentos e proteção, permitindo-lhe sobreviver e prosperar mesmo em circunstâncias adversas. Um esporo é um organismo singular e pode sobreviver por um longo período de tempo, independente das circunstâncias.

Localização

Nas plantas que florescem, é possível encontrar as sementes em frutos ou nas próprias florações. Os esporos costumam estar localizados sob as folhas das samambaias, fungos ou musgos.

Água

Tanto as sementes quanto os esporos precisam de água para crescer. Uma semente pode brotar sem a presença de uma grande quantidade de água; já os esporos dependem de um ambiente úmido, encharcado e escuro para germinarem.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...