O veneno das sementes de mamona
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images
A mamona é também conhecida como rícino e a palma de Cristo. Historicamente, são as sementes da mamona que são de interesse. Elas têm um valioso óleo que também contém compostos extremamente tóxicos. Membro do gênero Ricinus, a mamona não tem parentes imediatos e é nativa apenas da África, de acordo com o site da "Union County College". No entanto, a espécie foi introduzida em todo o mundo.
Descrição
Um membro da família Euphorbiaceae, em forma de arbusto, de rápido crescimento, a mamona (Ricinus communis) é uma erva anual com caule vermelho-arroxeado. As folhas são grandes, em forma de estrela, com cinco a 11 lobos que chegam a 1 m de comprimento. As flores não têm pétalas, sendo a maioria imperceptível, com as femininas na cor rosa e as masculinas, brancas. As sementes são ligeiramente achatadas e um mosaico de tons de cinza, preto, marrom, amarelo-pardo e tons de branco.
Componentes tóxicos
Os componentes extremamente tóxicos das sementes incluem o alcaloide ricinina e a proteína ricina. O mais perigoso é a ricina, um veneno letal abundante nas sementes e em quantidades menores no resto da planta. A ricina, uma proteína solúvel em água, inibe a síntese de proteínas nas células dos animais que, por sua vez, leva à morte, de acordo com a Union County College.
Veneno da semente
Por conta da ricina ser extremamente tóxica, é preciso muito pouco para matar adultos e crianças. Várias sementes, ou o equivalente a 0,5 mg, podem matar um adulto e uma única semente pode causar a morte de uma criança. Para os animais, a morte por envenenamento ocorre quando as sementes são mastigadas ou ingeridas quando quebradas; seis sementes podem matar um cavalo ou um boi. As sementes intactas remanescentes podem ser capazes de passar através do sistema digestivo sem libertar ricina.
Óleo da semente
Cerca de metade do peso da semente é composto por óleo de rícino. O óleo é um líquido viscoso, quase incolor quando puro, com um ligeiro odor repugnante e gosto desagradável, de acordo com o site "Botanical". Principalmente composto por ácido ricinoleico, o óleo das sementes tem também pequenas quantidades de ácidos diidroxiesteárico, estéricos, linoleico e oleico.
Sintomas do envenenamento
Os sintomas de envenenamento podem começar imediatamente ou dentro de horas após a exposição por inalação ou ingestão. Os sintomas incluem vômitos, irritação e dor no estômago, diarreia com sangue, pressão arterial baixa, depressão, aumento da frequência cardíaca, sudorese profusa, convulsões, colapso e coma. A morte pode ocorrer dentro de alguns dias, de acordo com a Union County College. Se a vítima não morrer dentro de três a cinco dias, a recuperação será possível. O contato da pele com sementes quebradas também pode causar uma reação alérgica grave.
Referências
Sobre o Autor
Carolyn Green has been a freelance writer since 1989. She has written for BETweekend, Good Old Days, Baby's World and more. A teacher from New York, she also taught in Seoul, where she wrote for a Korean publication. Her passions include world travel, nutritional research and alternative medicine. She holds a Bachelor of Arts in English literature from State University of New York, Old Westbury.
Créditos Fotográficos
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images