×
Loading ...

A diferença entre solda de prata e de chumbo

O chumbo derrete em temperatura baixa e é chamado de solda "macia". A prata derrete em temperaturas quentes e é considera um solda "rígida". Por conta dessa diferença da temperatura, você deve considerar cuidadosamente o uso de chumbo ou prata ao soldar joalheria, equipamento, juntas e outros projetos. Em alguns casos é muito importante usar um metal sobre o outro, e em outros casos eles podem ser mudados. Com o advento das considerações de saúde sobre o uso de chumbo, a prata e outros metais logo podem começar a substituí-lo.

As soldas são usadas para fundir as juntas de metais (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Solda de chumbo

Durante a Revolução Industrial, a solda de chumbo era muito comum. Essa solda não é feita do metal puro, mas de uma mistura em diferentes níveis com estanho, de 0,05% até 0,7%. No passado, ela era geralmente usada em construções e encanamentos. A informação sobre envenenamento por chumbo levou à mudança da maior parte do encanamento para prata, cobre ou antimônio por razões de segurança. Ela ainda é uma solda comum para itens eletrônicos. Um dos maiores problemas com a solda de chumbo, além de sua toxicidade, é o fato de que as soldas "macias" se tornam quebradiças com o tempo, por conta de seu baixo ponto de fusão.

Loading...

Solda de prata

A solda de prata tem um dos pontos de fusão mais altos das soldas disponíveis no mercado. Ela é usada para abrasar ou soldar metais em temperaturas ao redor de 600°C. A prata, usada inicialmente para soldas de joalheria, rapidamente se tornou um dos melhores metais de solda disponíveis. A solda rígida forma juntas mais apertadas e lisas, e é menos suscetível à corrosão. As temperaturas altas usadas em soldas rígidas como prata, na verdade a tornam mais fortes ao longo do tempo, enquanto enfraquecem as soldas "macias". A prata também tem propriedades bactericidas, tornando-a útil para encanamentos.

Usos

O chumbo algumas vezes é usado em placas-mãe em computadores ou no hardware de celulares. É muito comum em eletrônicos mais antigos, já que também foi substituído pela prata nessas aplicações. Os eletrônicos duram mais quando são feitos de prata. Os consumidores podem reciclar eletrônicos de prata mais facilmente, por conta do alto valor de seu metal precioso.

A prata pode ser usada para joalheria, aparelhos, ar condicionados, canos, automóveis, aeronáutica e muito mais. É um metal muito mais versátil que o chumbo e pode ser usado em conjunção com outras ligas como cobre, bismuto e antimônio. Também é muito menos perigoso que o chumbo.

Cuidados com a saúde

O chumbo decaiu como solda por ser um metal tóxico. Enquanto o chumbo na forma sólida não traz danos, a forma gasosa é especialmente perigosa. Em sua forma gasosa, gerada pela transformação de partículas de chumbo se tornando gasosas durante o derretimento, pode ser aspirada facilmente por aqueles que trabalham com esse metal, causando o envenenamento. Em 2005, a União Européia (UE) proibiu o uso de chumbos nos produtos de consumo. Essa decisão afetou países com transações com a UE, que devem eliminar a solda de chumbo. Nos Estados Unidos fabricantes podem receber incentivos fiscais por evitar o uso de chumbo como material de solda.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...