×
Loading ...

Vantagens e desvantagens de usar tinta acrílica

As tintas acrílicas foram inicialmente desenvolvidas para pintura de casas, mas os artistas também as utilizam quando pintam sobre tela. Elas são à base de água, assim você pode diluí-las em água em vez de usar álcool mineral. Muitos artistas e pintores de casas usam tinta acrílica, e há vantagens e desvantagens no uso deste tipo de tintas que você precisa estar ciente.

Vantagens e desvantagens do uso de tintas acrílicas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tempo de sacagem

As tintas acrílicas secam muito rapidamente em comparação com outros tipos de tinta. Se você é um pintor de casas profissional, isso é importante porque você não tem que esperar muito tempo para colocar as camadas adicionais. Se você é um artista, isso é importante porque as pinturas estarão secas o suficiente para serem transportadas com segurança dentro de 24 horas, sem a preocupação de que a tinta irá manchar.

Loading...

Durabilidade

Tintas acrílicas são conhecidas por serem mais flexíveis do que os outros tipos de tintas. Isso significa que, conforme a tela ou a moldura se expande e contrai, devido às mudanças de temperatura, a tinta irá expandir e comprimir em vez de rachar.

Toxinas

As tintas acrílicas contêm algumas toxinas no pigmento. Essas toxinas podem ser liberadas durante o processo de pintura como vapores, que podem irritar os olhos e a respiração das pessoas, ou mesmo dar-lhes dor de cabeça. Além disso, essas toxinas não podem ser eliminadas em um esgoto normal como outras tintas à base de água, uma vez que podem ser prejudiciais para o ambiente.

Tempo de trabalho

As tintas acrílicas secam muito rapidamente sobre a paleta de um artista. Para os pintores que trabalham lentamente isso pode ser um problema, porque eles precisariam repor constantemente a tinta da paleta, e há uma pequena janela de tempo na qual o pintor pode manipular o material uma vez que ele é aplicado na tela. Além disso, o rápido tempo de secagem pode ser um desafio ao tentar misturar tintas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...