A diferença entre waffles e panquecas

••• Nikolay Trubnikov/iStock/Getty Images

Waffles e panquecas têm igual número de fãs. No domingo ou no café da manhã durante os dias de semana, uma pilha de waffles crocantes ou de panquecas macias com manteiga derretida ou algum xarope já resultam em uma boa refeição. Ambas são massas rápidas que usam fermento químico, em vez de biológico, e ovos para ficarem macias. É possível comprar as massas congeladas ou a mistura para fazê-las ou preparar a sua própria receita.

Ingredientes

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Os waffles normalmente têm mais gordura do que as panquecas, o que ajuda a deixá-los mais crocantes por fora. Eles também têm mais ovos, o que os torna mais leves, e algumas receitas pedem que se separe as gemas das claras para batê-las em neve e só depois misturá-las. Isso faz com que a massa fique bem leve e macia. Já a panqueca é mais densa e parecida com um bolo. É possível fazer waffles com massa de panqueca e panqueca com massa de waffle, mas o resultado final vai ficar diferente das receitas tradicionais.

Técnica de preparo

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Os waffles são feitos em uma forma específica. As mais antigas são esquentadas no fogão, mas funcionam tão bem quanto as elétricas, que aquecem ambos os lados. Elas cozinham a massa rapidamente e proporcionam aquela aparência característica, produzindo uma receita crocante por fora e macia por dentro. Já as panquecas são preparadas em uma chapa ou em uma frigideira quente, e não ficam tão crocantes quanto os waffles.

Formato

Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

As panquecas são redondas. É possível prepará-las sem qualquer molde, espalhando com uma colher ou derramando a massa sobre uma chapa ou panela quente. O tamanho depende de quanta massa você usar e da espessura dela. As menores têm apenas alguns centímetros de diâmetro, mas algumas pessoas preferem as que ocupam um prato inteiro. Já o formato do waffle é determinado pela sua forma. Elas são vendidas tanto redondas quanto quadradas, e algumas fazem waffles mais espessos, conhecidos como belgas, enquanto outras produzem uma massa mais fina e crocante.

Coberturas

marilyn barbone/iStock/Getty Images

O xarope de bordo e a manteiga são as coberturas tradicionais tanto de panquecas quanto de waffles. Eles molham as panquecas e formam piscinas nas cavidades dos waffles. É possível ainda usar xaropes de frutas como mirtilo. Os waffles também são usados para fazer sobremesas, sendo intercalados com morangos e chantili. O cone no qual se coloca sorvete pode ter nascido como um waffle fino e crocante. Existem também panquecas salgadas, que são usadas em alguns pratos chineses, servidas, por exemplo, com pato.

Mais recentes

×