É possível usar gordura vegetal hidrogenada em bolos?
Thinkstock/Comstock/Getty Images
A gordura vegetal hidrogenada pode ser uma parte integral de preparação de um bolo. Você pode usá-la para untar a assadeira e firmar a cobertura. Gorduras vegetais podem também ser usadas dentro da própria massa de bolo, de acordo com as necessidades da sua receita.
Uso na massa do bolo
Essencialmente, a gordura vegetal hidrogenada pode ser usada em qualquer bolo, substituindo a manteiga ou a margarina. Esta substituição pode reduzir o teor de gordura e modificar a textura. Um bolo feito com gordura vegetal hidrogenada será mais leve e aerado do que aqueles feitos com manteigas ou óleos. Estes bolos também assarão um pouco mais rápido do que os convencionais.
Cobertura
Ao fazer a cobertura de um bolo, a gordura é um ingrediente comum. A gordura vegetal hidrogenada, novamente, pode substituir a manteiga ou margarina em uma receita de cobertura. Como ela pode ser mantida em temperatura ambiente, você não terá que esperar para usar, ao contrário da manteiga. Ela pode ser batida rapidamente com açúcar e é um bom ponto de partida para cozinheiros iniciantes.
Composição
A gordura vegetal hidrogenada é usada para tornar os alimentos macios e folheados. A composição varia, mas a maioria dos fabricantes usa óleo de soja e óleo de palma.
Untar a forma
Um dos aspectos-chave na hora de assar um bolo é untar a forma. Isso impede que o bolo grude no metal ou vidro e quebre quando você tentar desenformá-lo. Muitas receitas de bolo pedem o uso de uma assadeira untada com alguma gordura (margarina, manteiga ou gordura vegetal) e polvilhada com farinha, ou, no caso de um bolo de chocolate, com cacau. Sem a gordura, a farinha pode endurecer e fazer com que o bolo grude na panela ou quebre quando for desenformado.
Referências
Sobre o Autor
Kelly Wall has been writing news articles since 2007. Her work has been published in "The Informer." She graduated from the University of Hartford in December 2009 with a Bachelor of Arts in international studies and minors in communications and Spanish.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images