×
Loading ...

Diferença no peso do aço e do ferro fundido

Nossos ancestrais começaram a trabalhar com o ferro cerca de 3000 anos atrás, mesmo assim não se pode exagerar quanto ao seu efeito na civilização. Os minérios de ferro contêm esse metal em forma de compostos junto com outros elementos. Os dois minérios mais comuns são a hematita, Fe2O3, e a magnetita, Fe3O4. O ferro é extraído do minério durante a fundição. O processo inicial faz com que o ferro fique com uma alta concentração de carbono e de outras impurezas -- é o chamado ferro fundido. Processos posteriores para remover impurezas produzem vários tipos de aço.

Utensílios e ferramentas de ferro substituíram gradualmente os itens de bronze (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Ferro puro

O ferro puro possui uma densidade de 7.850 kg/m^3. Isso significa que se tivéssemos um cubo de um metro em um dos lados, ele pesaria 7850 quilos, ou quase nove toneladas.

Loading...

Ferro batido

O ferro batido é quase um ferro puro onde o carbono e a maioria das impurezas foram removidas. Embora já tenha sido empregado em portões e grades decorativas, raramente é utilizado hoje em dia. Devido à ausência de carbono, o ferro batido não é tão forte quanto o aço que possui ferro e carbono. O ferro batido é ligeiramente menos denso do que o ferro puro, ou seja, 7.750 kg/m^3.

Ferro fundido

O ferro fundido é o produto inicial do processamento do minério de ferro. Na maioria das vezes, ele é processado ainda mais, uma vez que a demanda pelos vários tipos de aço ultrapassa em muito a demanda por ferro fundido. Seu teor de carbono é de cerca de 4%, é extremamente duro e quebradiço, mas fácil de trabalhar quando derretido, sendo utilizado para fazer objetos fundidos. O teor exato do carbono e de outras impurezas no ferro fundido varia. Como resultado, sua densidade também varia de cerca de 6.800 a 7.800 kg/m^3.

Aço doce

O aço fabricado com uma pequena quantidade de carbono, cerca de 0,06%, é chamado de aço doce. Sua densidade é de 7.870 kg/m^3, aproximando-o bastante do ferro puro, mas um pouco mais denso.

Aço de alto carbono

O ferro com um teor de aço de cerca de 1,5% é o aço de alto carbono. Sua densidade é de aproximadamente 7.840 kg/m^3, ligeiramente menos denso do que o aço doce, mas mais denso do que o ferro fundido.

Aço inoxidável

O aço inoxidável tem um baixo teor de carbono, mas contém pelo menos 10,5% de outro elemento, que é o crômio. Isso proporciona as propriedades desejadas desse aço, principalmente a resistência à corrosão, o que também faz dele o aço mais denso de todos. Diferentes tipos de aço inox possuem densidades que ultrapassam um pouco os 8.000 kg/m^3.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...