Diferenças entre a avaliação formal e a informal
Jochen Sand/Digital Vision/Getty Images
Um funcionário pode ter seu desempenho profissional avaliado por gerentes, investidores e colegas de trabalho. Essas avaliações podem ter o caráter formal ou informal e podem fornecer um feedback útil para que ele aprimore suas habilidades e apresente um desempenho mais produtivo. As vantagens de cada tipo dependem de quem está fazendo a avaliação e das funções que estão sendo analisadas.
Avaliação informal contínua
Por meio dessa ferramenta de análise, o colaborador recebe feedback das etapas de seu trabalho em um projeto específico ou ocasionalmente durante suas funções diárias. Esse método pode apontar as áreas de deficiência que precisam ser melhoradas, visto que pode ser aplicado a qualquer momento. Uma avaliação informal também permite que, durante os programas de treinamento realizados para avaliar o trabalho em andamento, o funcionário receba uma resposta mais pessoal sobre seu desempenho.
Avaliação informal realizada pelos colegas de trabalho
Esse tipo de avaliação não precisa ser realizado por um supervisor ou alguém da alta gerência. O funcionário pode solicitar que seus colegas o avaliem informalmente para, assim, entender como está administrando suas tarefas. Esse tipo de análise é particularmente útil em grupos de trabalho nos quais o desempenho de cada membro é fundamental para que a equipe consiga cumprir um determinado aspecto do projeto.
Avaliação formal aprofundada
Esse método permite uma avaliação aprofundada do desempenho do funcionário e é realizado em um prazo determinado que, em geral, ocorre durante o período de experiência de 90 dias para novas contratações, e anualmente para os funcionários regulares. Essas avaliações são realizadas por um gerente ou supervisor que avalia o desempenho do funcionário como um todo. Ao contrário das informais, durante as avaliações formais, o supervisor informa ao colaborador se ele atende aos padrões mínimos de desempenho para o trabalho.
Benefícios da avaliação formal
O resultado de todo o trabalho realizado por um funcionário em uma organização é determinado pelo supervisor durante uma avaliação formal. Nessa análise, o colaborador é informado sobre as ações disciplinares tomadas e as razões pelas quais ele será dispensado de seu trabalho, caso não tenha obtido o desempenho esperado. O resultado dessa avaliação também pode gerar promoções ou aumentos salariais, como forma de recompensa pela excelência no desempenho ou conduta profissional de um funcionário.
Mais Artigos
Um funcionário tem o direito de recusar uma tarefa no trabalho?→
Deveres do secretário executivo da ala→
Dinâmicas de grupo sobre liderança e delegação→
O que significa "outras atividades correlatas" em um anúncio de emprego?→
Descrição de cargo de analista de inventário→
Desafios e oportunidades do comportamento organizacional→
Referências
Sobre o Autor
Based in southwestern Pennsylvania, Michelle Hickman has written since 2006 on an array of topics including lifestyle, writing instruction and financial services. Her first articles appeared in "The Pittsburgh Tribune Review: Focus Magazine." She holds a certification in computer and information science from Central Westmoreland Career and Technology Center.
Créditos Fotográficos
Jochen Sand/Digital Vision/Getty Images