Como escrever uma redação de autoavaliação

••• mirror,mirror... image by Catabu from Fotolia.com

Muitos postos de trabalho e programas educacionais exigem redações esporádicas de autoavaliação a fim de avaliar a habilidade, o progresso e a direção das pessoas envolvidas. Esse tipo de texto exige reflexão, uma certa quantidade de honestidade e posicionamento sincero sobre quaisquer questões negativas. Essas etapas ajudarão você a criar uma redação de autoavaliação franca e estratégica, adequada para um programa ou instituição.

Passo 1

journal and fountain pen image by jimcox40 from Fotolia.com

Prepare-se para a tarefa. Reúna todos os materiais necessários que se relacionem com a tarefa de fazer uma redação de autoavaliação, como as diretrizes para a redação, suas autoavaliações de anos anteriores e o seu "registro de trabalho" detalhando suas dificuldades e realizações.

Passo 2

students image by Ivanna Buldakova from Fotolia.com

Reveja as diretrizes de redação. Veja principalmente o tamanho requerido e quaisquer questões norteadoras ou temas para a redação. Em sua mente, revise o objetivo maior da redação. Se for para um trabalho, ela serve como uma avaliação reflexiva do seu desempenho, do relacionamento com colegas de trabalho e das intenções para o seu futuro na empresa. Se for para um seminário ou programa educacional, ela deve ser direcionada ao assunto do estudos, e não ao seu relacionamento com os colegas de classe, por exemplo.

Passo 3

notes image by Pefkos from Fotolia.com

Faça uma lista dos pontos em que você se sobressai ‒ e quais têm dificuldades ‒ em seu trabalho ou escola, sendo o mais específico possível. Caso a redação deva cobrir um determinado período, não se esqueça de rever mentalmente os projetos que você empreendeu ao longo desse período e de abordá-los em seu texto.

Um guia de recursos da Faculdade Evergreen sugere fazer a seguinte pergunta: "O que foi mais satisfatório sobre a aula?". Você pode adaptar essa questão para atender a uma autoavaliação de desempenho no trabalho.

Passo 4

folder image by Igor Shootov from Fotolia.com

Transfira suas anotações manuscritas para o computador. Revise a sua autoavaliação e simplifique-a. A estrutura tradicional de uma redação de autoavaliação começa com uma visão ampla (algumas poucas frases), resumindo a sua experiência e planos para o futuro no que diz respeito ao emprego ou postura em sala de aula, em seguida, uma discussão dos aspectos positivos da sua experiência (conquistas, lições aprendidas, competências adquiridas e grandes melhorias). Fale sobre as dificuldades que possa ter tido e delineie seus planos para o futuro.

Passo 5

tape measure image by Alison Bowden from Fotolia.com

Verifique se você cumpriu todos os requisitos necessários e respondeu às perguntas específicas mencionadas nas orientações.

Mais recentes

×