Dinâmicas de grupo sobre liderança e delegação
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Os líderes eficientes analisam problemas, determinam uma orientação estratégica e ajudam os seus subordinados a superar obstáculos para alcançar os objetivos da empresa. Aprender como delegar tarefas envolve praticar meios de garantir que os funcionários tenham as habilidades e o conhecimento necessários para desempenhar funções e depois associar esses empregados a obrigações. Ao delegar tarefas táticas a subordinados capazes, os líderes liberam o seu próprio tempo para poderem se concentrar em atividades estratégicas. O desenvolvimento de oficinas de liderança geralmente oferece atividades de grupo para discutir estudos de caso e praticar habilidades.
Objetivos da aprendizagem
As dinâmicas interativas em grupo permitem aos participantes da oficina de desenvolvimento da liderança aperfeiçoar as suas habilidades de delegar. Depois de finalizar o workshop, eles têm a capacidade de selecionar o funcionário certo para uma função, apoiar um subordinado e monitorar o progresso de maneira eficaz. Os líderes reduzem o seu próprio estresse e volume de trabalho ao atribuir obrigações a empregados hábeis. Permitir que os funcionários assumam novas responsabilidades também contribui para o aprendizado e o desenvolvimento deles.
Avalie habilidades atuais
As oficinas de desenvolvimento da liderança geralmente incluem discussões em grupo sobre os benefícios de delegar. Por exemplo, os gerentes descrevem por que atribuir tarefas a outras pessoas ajuda a concluir o trabalho de maneira eficiente, em vez de fazer todas as obrigações eles mesmos para não incomodar os subordinados com atividades entediantes e repetitivas. Ao usar questionários como alguns disponíveis on-line, que avaliam o quão bem os gestores delegam, os participantes respondem perguntas, calculam suas notas e comparam os resultados. Eles discutem como atribuir responsabilidades eficientemente ao definir uma situação claramente e ao motivar os subordinados a se mobilizarem rapidamente para concluir o trabalho.
Pratique com cenários
Uma vez que a delegação pode ocorrer de acordo com uma tarefa, um projeto ou uma função, os participantes do treinamento de desenvolvimento da liderança precisam aprender a reconhecer as situações em que é útil atribuir autoridade a um funcionário competente. Na oficina, eles descrevem suas experiências pessoais, ambas as boas e as ruins, com a atribuição de obrigações a subordinados. Por exemplo, um facilitador divide o grupo em pares. Uma pessoa descreve uma situação, como a preparação de um relatório, o agendamento de uma reunião ou a realização de uma pesquisa. O outro sujeito lista os passos sugeridos que são exigidos para delegar o trabalho de modo eficaz, elimina a confusão e encoraja a inovação. Depois de 15 minutos, os pares discutem o resultado e depois trocam os papéis e repetem o exercício.
Prepare listas
Os gestores geralmente não devem delegar o planejamento de tarefas, as avaliações de funcionários ou reuniões complexas com clientes. Com a orientação de um facilitador, os participantes de oficinas de desenvolvimento da liderança criam listas para analisar o trabalho, determinar as habilidades necessárias para realizar trabalhos e associar funcionários a essa tarefa. Eles usam essa listagem no seu emprego para gerenciar as funções eficientemente e garantir que estão delegando os tipos certos de obrigações. Os participantes também discutem os tipos capacidades técnicas, interpessoais e de resolução de problemas que são exigidas para desempenhar tarefas típicas. A lista deve ajudar os usuários a definir os trabalhos, projetos ou funções e a extensão da responsabilidade. Os critérios para ser bem-sucedido e o cronograma para que tudo seja finalizado também devem ser listados, assim como uma relação de recursos de apoio.
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Referências
- Worcester Polytechnic Institute: Programa de certificado de desenvolvimento de liderança e gestão [em inglês]
- “The Successful Leadership Development Program: How to Build It and How to Keep It Going“; Jo-Ann C. Byrne, et al.; 2006
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Sobre o Autor
Tara Duggan is a Project Management Professional (PMP) specializing in knowledge management and instructional design. For over 25 years she has developed quality training materials for a variety of products and services supporting such companies as Digital Equipment Corporation, Compaq and HP. Her freelance work is published on various websites.
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