As diferenças entre azul e vermelho em um doppler colorido

••• Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

As variações dos tons de azul e vermelho nas cores têm vários significados diferentes em relação ao Efeito Doppler. O Efeito Doppler é produzido por uma fonte de movimentos de onda na qual há variações altas de frequência para observadores quando a fonte de ondas se move em direção a eles e baixas variações quando se afasta deles. Essas frequências podem ser visualizadas no espectro de cor de luz visível.

Som

Sons são simplesmente frequências que ressonam em níveis diferentes. Quando se aplica o Efeito Doppler ao som, a fonte de ondas fará a frequência aparecer mais alta a medida que se aproxima e mais baixa quando se afasta. A frequência de ressonância mais alta teria comprimentos de onda curtos e rápidos e apareceria azul. A medida que o som se afasta, os comprimentos de onda se alongam e ficam mais baixos e a variação de frequência das cores fica vermelha.

Movimento

Astrônomos podem determinar o movimento de estrelas observando sua mudança de cor. Uma estrela rodando em nossa direção apareceria azul. Se estivesse se afastando, apareceria vermelha. Astrônomos puderam determinar que o universo está se expandindo observando as variações de cor das estrelas ao nosso redor. Parece que toda estrela tem um desvio para o vermelho e as estrelas mais distantes têm um desvio ainda mais profundo. Isso significa que todas as estrelas estão se afastando umas das outras em uma velocidade crescente.

Composição química

Observando o espectro contínuo de uma estrela e suas linhas de absorção, nós podemos determinar sua composição química. O especto contínuo é uma banda de luz visível que vai de violeta a vermelho. Linhas de absorção ou linhas escuras do espectro são o resultado de gás e poeira entre você e a estrela. Essas linhas de absorção dizem a você a composição química da estrela. A maioria delas tem linhas de absorção em ambos os espectros, vermelho e azul, porque a maior parte é feita de vários compostos químicos.

Luz

Assim como as frequências das ondas sonoras, ondas luminosas variam em cor de acordo com a distancia e o movimento. À medida que uma fonte de luz se move mais perto de um observador, a luz muda para azul; à medida que se afasta, ela muda para vermelho. Isto pode ser visto mais uma vez no movimento de estrelas em relação à Terra.

Mais recentes

×