Diferenças entre brilho e luminosidade
Siri Stafford/Stockbyte/Getty Images
Tanto a luminosidade como o brilho referem-se à ótica e à ciência da luz, mas possuem diferentes significados. Os termos referem-se à quantidade de luz emitida por uma fonte de luz e a quantidade de luz que incide ou é recebida por um objeto. Ambos podem ser medidos com um fotômetro.
Definição de brilho e luminosidade
O brilho é definido como a condição de ser brilhante ou a luminância de uma cor baseada em sua saturação. Quando medido por um fotômetro, o brilho refere-se à quantidade de luz que incide sobre um objeto. Luminosidade é definida como a condição ou a qualidade de ser luminoso, ou a luminosidade intrínseca de um corpo celeste ou outra fonte de luz. Quando medida com um fotômetro, a luminosidade refere-se à quantidade de luz emitida por uma fonte de luz, por segundo.
Luminosidade
A luminosidade é medida em unidades básicas, como watts por segundo ou em candelas por metro quadrado. Refere-se à quantidade de energia luminosa emitida ou irradiada igualmente em todas as direções a partir de uma fonte de luz, tal como uma lâmpada ou o sol. Lâmpadas com menor potência emitem menos luz e têm uma luminosidade menor do que as lâmpadas com uma potência superior.
Brilho
O brilho é medido em lúmens por metro quadrado (Lux) ou em watts por metro quadrado (W/m2), ou seja, mede-se a quantidade de luz que incide sobre um objeto ou uma área de, aproximadamente, um metro quadrado de área. É uma medida da quantidade de luz sobre o objeto ou sobre a área que está sendo iluminada. Fatores que afetam a percepção visual do brilho incluem a quantidade de luz emitida pela fonte de luz, a distância entre o objeto, ou área iluminada, e a fonte de luz, e qualquer meio interveniente, tal como a atmosfera da Terra, uma tela de janela ou um abajur.
Aplicação da lei do inverso do quadrado
A relação entre o brilho e a luminosidade é descrita na Lei do Inverso do Quadrado, que declara que quanto maior a distância entre uma área iluminada e a fonte de luz, menor o brilho. A Lei do Inverso do Quadrado utiliza a seguinte equação: B = L/(4pid^2), onde "B" significa brilho, "L" representa a luminosidade em watts e "d" representa a distância para a fonte de luz, em metros. Por exemplo, a fonte de luz emite 100 watts e a área iluminada está a 1 metro de distância, então B = 100 watts / 4pi(1)^2, ou 100 / 12,57 - o brilho é igual a 7,95 watts por metro quadrado (W/m2), a 1 metro da fonte de luz. À medida que d (distância) fica maior, B (brilho) se torna menor, o que significa que quando a distância da fonte de luz dobra, o brilho diminui para um inverso daquela distância ao quadrado, ou um quarto de seu valor anterior; quando a distância da fonte de luz triplica, o brilho diminui para o inverso daquela distância ao quadrado ou um nono do valor anterior. A luminosidade da fonte de luz permanece a mesma, mas o brilho da área iluminada muda com a distância.
Mais Artigos
Referências
- The Universe Adventure: A relação entre brilho e luminosidade [em inglês]
- My HD Package: HDTV Brilho e luminosidade explicados [em inglês]
- Berkeley Center for Cosmological Physics: Brilho versus Distância [em inglês]
- Difference Between: Diferença entre brilho e luminosidade [em inglês]
- SETI @ Home, Berkeley University: Brilho aparente e luminosidade [em inglês]
Sobre o Autor
Joan Whetzel has been writing professionally since 1998. She has written juvenile nonfiction, movie and television scripts and adult nonfiction. Her juvenile nonfiction has appeared in such magazines as "Tech Directions," "Connect" and "Class Act." She was part of the production team that produced the documentary "Fuel for Thought" on Houston PBS. She has also written articles for Katy Magazine Online.
Créditos Fotográficos
Siri Stafford/Stockbyte/Getty Images