×
Loading ...

Diferenças entre colas de PVA e de Poliuretano

O Poliuretano e PVA (acetato de polivinila) são ambas colas adesivas à base de polímeros e muito usadas para diferentes aplicações, incluindo madeira. No entanto, possuem propriedades distintas. Tanto um como outro ligam-se a diversos materiais, mas a cola PVA só funciona bem em superfícies porosas, enquanto a cola de poliuretano pode ser usada para juntar superfícies lisas e não porosas.

Cola PVA é utilizado em muitas aplicações de arte e artesanato (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Características da cola poliuretano

A cola poliuretano é um líquido espesso e escuro que espuma quando entra em contato com a água. Uma vez que a espuma seca, torna-se dura e impermeável, colando firmemente as superfícies. As marcas mais comuns incluem Cascorez e Brasfort.

Loading...

Características da cola PVA

As colas de PVA são líquidas viscosas, à base de água de cor amarela ou branca, sendo a fórmula amarela um pouco mais forte que a branca. Ela adere-se melhor a temperatura ambiente e requer uma área com uma boa circulação de ar, enquanto seca por evaporação. Para ter uma boa colagem é preciso colocar pressão ou apertar até secar. Algumas marcas são Radcol e PU 40 Flex.

Vantagens da cola de Poliuretano

A característica que a cola de Poliuretano possui de formar espuma dá-lhe uma propriedade superior de preenchimento de lacunas, uma vez que preenche todo o espaço disponível. Isso a torna uma escolha popular para superfícies irregulares ou com juntas soltas. Ao contrário da cola de PVA, o poliuretano cola-se bem em superfícies lisas, tais como vidro e alguns materiais de plástico e de borracha, pois uma vez que a espuma assente, ela torna-se dura, durável e impermeável.

Desvantagens da cola de Poliuretano

A cola de poliuretano libera vapores fortes, de modo que é melhor se usada em um lugar bem ventilado. As superfícies a serem coladas devem ser umedecidas primeiro, para que a cola possa formar a espuma e endurecer. Geralmente, a cola escapa pelas juntas conforme a espuma expande-se, criando um vazamento que deve ser limpo com acetona antes de secar, ou raspado e polido depois de seco. Apesar da reputação de terem uma força superior, os poliuretanos têm demonstrado desempenho inferior em algumas experiências.

Vantagens da cola de PVA

A cola de PVA é relativamente não tóxica, tornando-se uma escolha popular para crianças utilizarem em artesanato, embora não deva ser engolida. Possui uma secagem rápida e forma uma aderência forte e flexível em papéis, tecidos e outros materiais porosos. Embora seja à prova d'água, todas as colas PVA são resistentes a água. Os adesivos amarelos de cola de PVA demonstram ser muito eficazes na colagem de madeiras, superior ao poliuretano e outros adesivos em determinadas circunstancias, e são relativamente mais baratos que as colas de poliuretanos.

Desvantagens da cola de PVA

Apesar de ultimamente ter começado a aparecer algumas colas de PVA impermeáveis, a maioria das colas não têm um bom desempenho em lugares molhados ou úmidos, tornando-os impróprios para o uso ao ar livre. Colas PVA grudam em superfícies lisas, como vidro, cerâmica vitrificada ou plásticos lisos. Enquanto tem grande aderência a materiais como serragem, ela não tem as propriedades de preenchimento de espaço da cola de poliuretano.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...