Diferenças entre empacotar e embalar
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images
Embora as pessoas muitas vezes usem os termos "embalar" e "empacotar" como se fossem a mesma coisa, eles, na verdade, referem-se a coisas diferentes. Ambos envolvem produtos de forma relacionada, e é essa a fonte da confusão. Tanto o ato de embalar quanto o de empacotar ajuda no transporte seguro de produtos, para que eles não sejam danificados durante o transporte. No entanto, eles envolvem aspectos diferentes da proteção dos produtos.
Embalamento
O processo de embalar trata de envolver os produtos com um material especial. Os produtos podem ser embalados individualmente ou em grupos. Além de proteger os produtos durante o transporte, a embalagem ajuda a tornar os produtos mais apresentáveis para os clientes. Diferentes materiais são usados para embalar diferentes tipos de produtos. Diferentes produtos ou mercadorias são colocadas em embalagens diferentes para oferecer a melhor proteção e conveniência. Geralmente, os produtos devem ser embalados separadamente, para não baterem um contra o outro.
Materiais de embalagem
Vários materiais podem ser usados para embalar produtos, incluindo caixas, que ajudam a aumentar a resistência. Pelo menos um tipo de camada protetora é usada para oferecer mais segurança. O material da embalagem deve ter boas características de barreira para funcionar eficazmente. Há uma tendência crescente para o uso de material reciclado para embalagens, que pode ser usado até mesmo para embalar alimentos sem comprometê-los de maneira alguma. Há também mais interesse na utilização de produtos biodegradáveis para melhorar o meio ambiente.
Empacotamento
Empacotar, por outro lado, é o processo de colocar os itens que já foram embalados em recipientes maiores para o transporte. A embalagem é muito importante antes de empacotar os produtos, porque as caixas maiores podem ser tratadas com menos cuidado, além de serem carregadas e descarregadas várias vezes. Se os produtos não estiverem embalados bem dentro da caixa, eles podem se esfregar um contra o outro e ficarem danificados. Condições climáticas extremas também podem afetá-los, sendo a umidade um problema comum: os produtos devem estar completamente secos antes de serem empacotados.
Protegendo os produtos durante o empacotamento
Ao empacotar produtos, proporcione um amortecimento extra usando coisas como plástico bolha, estruturas de papelão, almofada de ar, placas de plástico, amortecedor de papelão ondulado e papel rasgado ou amassado. No entanto, não é uma boa ideia usar jornal, exceto quando os produtos já estiverem bem envoltos por outros materiais, pois a tinta utilizada na impressão pode transferir para os produtos e danificá-los. Pequenas diferenças entre vários materiais de empacotamento, ou até mesmo entre materiais semelhantes fabricados por empresas diferentes, podem levar a grandes diferenças de cromatografia.
Sobre o Autor
Steve Jonathan started professional writing in 1989. He has more than two decades of copywriting experience and has worked with publishing houses such as Penguin Group and HarperCollins. Jonathan received a Bachelor of Arts in broadcast journalism from the University of Leeds and a Master of Arts in creative writing from City University London.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images