Como devo guardar jornais para o futuro?

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O problema em armazenar jornais por qualquer período de tempo reside na presença de ácido no jornal, o que o deixa quebradiço rapidamente. Com o tempo, os jornais antigos ficam amarelados e frágeis, tornando-os difíceis (se não impossíveis) de manusear sem causar danos. As condições de vida de um humano são prejudiciais ao jornal, que tem como maiores inimigos o calor, a umidade e a luz.

Passo 1

Mantenha os jornais esticados e não dobrados ou enrolados porque, com o tempo, o jornal dobrado tende a rachar nas dobraduras e o jornal enrolado poderá ser difícil de desenrolar no futuro.

Passo 2

Armazene os jornais em caixas ou contêineres de qualidade adequada para preservação, ou seja: caixas de papelão sem ácido e sem lignina ou contêineres plásticos feitos de polietileno ou polipropileno. Escolha caixas grandes o suficiente para guardar o jornal aberto.

Passo 3

Separe os jornais e recortes de jornais de outros documentos de papel. Devido à alta quantidade de ácido, o jornal pode danificar outros itens se o ácido infiltrar-se nos papéis próximos.

Passo 4

Armazene o jornal longe da luz do sol para evitar o amarelamento e o apagamento da impressão. Evite o excesso de calor e umidade tanto quanto for possível, pois essas condições podem criar mofo e tornar o papel quebradiço.

Passo 5

Retire quaisquer atilhos ou clipes de papel do jornal. Os clipes de metal podem enferrujar e causar rasgos e manchas, enquanto os atilhos ou elásticos de borracha deterioram e danificam o jornal.

Mais recentes

×