Os poderes da deusa da lua Selene

Lua

Não é possível falar sobre os poderes da deusa da lua, Selene, sem discutir os poderes associados às deusas da lua em muitas culturas antigas. Muitas delas têm características em comum, principalmente com Selene.

História

Selene foi a deusa da lua da Grécia Antiga. Apesar de haver várias menções sobre ela em poesias da época ateniense, é óbvio que a sua veneração foi mais restrita a pessoas comuns, antes de escritores como Hesíodo e Aristófanes falarem sobre ela. Selene, segundo é dito, é uma dos Titãs, deuses que vieram antes dos 12 Olímpicos. Seu pai foi Hipárion e sua mãe, Téia. Ela era irmã de Hélio, o deus etrusco do sol, e Eos, a deusa do amanhecer. Os romanos a chamavam de Luna, e nós conhecemos pelo menos dois templos para Luna, na Roma Antiga. Anos depois, Selene foi associada com Ártemis, assim como sua correspondente Luna, ficou associada com Diana, e o aspecto de deusa virgem da lua adotou os poderes da deusa lunar Selene.

Significado

Os poderes da deusa Selene eram derivados de sua associação com a lua. Antigamente, o sol e a lua eram divindades igualmente poderosas. A lua era frequentemente retratada como deusa, pois ela parecia ficar grávida e dar à luz para uma nova lua a cada mês. Como deusa da lua, Selene era a padroeira do feminino. Acreditava-se que ela tinha o poder de amenizar o parto e inspirar o amor, além de mascarar a realidade e, em contrapartida, romper ilusões.

Características

Dentre outros poderes da deusa da lua, Selene desperta a intuição e provoca visões psíquicas. Isso deriva, provavelmente, da associação da lua e da noite com os sonhos. Essa associação também pode ser o motivo de Selene ser muito considerada como a padroeira das soluções, as quais frequentemente aparacem para as pessoas nos sonhos, quando a mente subconsciente tem a chance de processar informações que não foram reconhecidas conscientemente.

Identificação

Selene é muitas vezes retratada como uma mulher jovem, de rosto pálido e uma auréola brilhante no formato de lua crescente. Ela quase sempre está vestida em um manto branco flutuante e, às vezes, possui longas asas brancas. Às vezes, dirige uma charrete puxada por cavalos brancos ou prateados, ou por um par de touros brancos. Outras vezes, é retratada cavalgando um touro branco pelo céu noturno. Ela pode ser diferenciada de retratos das outras deusas da lua, porque o seu rosto e forma são geralmente mais arredondados e femininos.

Equívocos

Selene é por vezes conhecida por ser apenas outro nome para Ártemis, mas isso não é verdade. Ela é uma das três faces da deusa tríplice, que é vista nas luas crescente e minguante. Os poderes da deusa da lua Selene chegam ao seu máximo durante a lua cheia e a lua nova, as quais eram os períodos do ciclo mensal sagrado de sua adoração.

Conhecimento especializado

A adoração de Selene tem sido considerada extinta por mais de dois milênios, mas o aumento da religião pagã e Wicca trouxe muitas das velhas deusas de volta à consciência pública. A maioria das crenças e rituais associados à veneração da lua e suas deusas foi perdida na história. Grande parte das crenças antigas sobre os poderes da deusa Selene está escondida sob a aparência de crenças e religiões mais aceitas. Aqueles que realmente quiserem aprender mais sobre os poderes que um dia foram atribuídos à deusa da lua Selene, deverão aprender a interpretar e cavar lendas mais reconhecidas.

eHow Brasil
×