×
Loading ...

Diferenças entre óleo diesel e óleo combustível

Embora sejam utilizados em finalidades completamente diferentes, o óleo combustível nº 2 e o diesel nº 2 são muito semelhantes e, às vezes, podem ser trocados. Contudo, embora o óleo diesel seja relativamente consistente, o óleo combustível pode variar de região para região, do inverno para o verão.

Os óleos diesel e combustível são muito semelhantes (old diesel tank image by charles taylor from Fotolia.com)

Fazendo o combustível

O óleo bruto é feito de átomos de carbono e de hidrogênio em proporções específicas que formam uma variedade de compostos de hidrocarbonetos, dependendo do tamanho e comprimento das suas cadeias. Durante a refinação, essas cadeias são separadas com base em seus diferentes pontos de ebulição. Os compostos com pontos de ebulição baixos assentam no topo, enquanto os outros assentam-se em níveis mais baixos. Durante esse processo, o propano e gasolina são destilados primeiro, logo o diesel, os óleos combustível e lubricantes são separados em níveis inferiores.

Loading...

Óleo diesel

O diesel é um resultado de peso médio da destilação mais pesada que a gasolina, e com aparência de óleo. Ele não evapora tão rapidamente nem é tão volátil como a gasolina, além de necessitar menos refinação para ser feito, o que geralmente faz dele mais barato que a gasolina. O diesel é usado em geradores de energia, bem como ônibus, caminhões, trens e barcos.

Óleo combustível

O óleo combustível é um termo genérico para uma variedade de fórmulas de combustível e pode ser misturado com óleos mais pesados semelhantes ao óleo de motor, que é capaz de fornecer mais calor e queimar menos. Embora o óleo combustível nº 2 seja normalmente usado para no aquecimento doméstico, outros substitutos são gasóleo rodoviário nº 2, diesel nº 1, querosene, querosene de aviação, óleo combustível nº 4 e nº 6.

Diferenças de energia

O óleo combustível usado em aquecimento doméstico é um pouco mais pesado do que o diesel, embora exibam propriedades semelhantes quando a produção de calor. Um motor diesel produz cerca de 139,000 BTUs (Unidade Térmica Britânica) de energia por galão, o mesmo que o óleo combustível. Já os óleos combustíveis nº 4 e nº 6 produzem mais BTUs.

Considerações

No inverno, o gasóleo rodoviário nº 2 pode ser misturado ao diesel nº 1 ou querosene para retardar a gelificação e os problemas que podem ocorrer durante o clima frio. Misturas semelhantes ocorrem no óleo combustível em regiões mais frias. Embora esse óleo raramente seja usado como substituto para o diesel, por faltar propriedades de lubrificação, durante o inverno é, às vezes usado, o diesel "Arctic Grade".

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...