×
Loading ...

Os instrumentos dos mariachis mexicanos

Mariachi é um tipo de música exclusivamente mexicana. É uma mistura de culturas nativas e influências espanholas, que somou pedacinhos de outras culturas do mundo com o passar dos anos. As bandas de mariachis começaram como grupos de músicos itinerantes que viajavam pelo México na década de 1800. Eles eram apoiados pelos proprietários de terras e amados pelas pessoas. À medida que o turismo no México cresceu, as músicas e bandas de mariachis ganharam a popularidade que agora desfrutam por todo o mundo.

Mariachi é uma forma de música mexicana (flag button mexico image by Andrey Zyk from Fotolia.com)

Trompete

O trompete é, na realidade, um acréscimo mais recente nas bandas de mariachis, tendo se popularizado na década de 1930. Ele rapidamente se tornou um elemento fixo. O som alto e estridente era fácil de escutar nas transmissões de baixa qualidade das rádios e filmes. Ele também inspirava um sentimento marcial e patriótico no recém-independente povo mexicano.

Loading...

Harpa

A harpa mexicana tem diversas variantes que são utilizadas na música mariachi. A maioria delas é pequena, com entre 20 e 30 cordas, e são tocadas de pé, penduradas no ombro do músico. Algumas são bem grandes e carregadas nas costas do músico e colocadas no chão para serem tocadas. A harpa foi trazida pelos primeiros visitantes espanhóis no México e foi rapidamente adotada e adaptada pelos nativos mexicanos. Uma técnica mariachi distinta é tocar as cordas com as unhas, criando uma sonoridade metálica, parecida com a do bandolim.

Vihuela

A vihuela é um pequeno violão com a parte posterior arredondada, com forma parecida à do guitarron. Ela possui cinco cordas, afinadas como um violão moderno, mas com uma oitava de diferença em três das cinco cordas. Ela faz parte da seção de ritmo da banda de mariachi. A vihuela pode ser tanto dedilhada como tocada sobre os trastes.

Outros violões

Além da vihuela, existem outros violões usados frequentemente na música mariachi. Um é o guitarron. Trata-se de um baixo de seis cordas com um tampo bem grande e arredondado. Ele é muito difícil de tocar e exige bastante força na mão e no braço para controlar as grossas cordas. Outro é o baja sexto. Esse violão de 12 cordas é parecido em tamanho e forma com os violões comuns. É mais frequentemente utilizado como instrumento de ritmo.

Violino

O violino é um instrumento tomado emprestado dos conquistadores europeus, mas rapidamente adotado pelos músicos nativos mexicanos. O violino foi originalmente apresentado para os mexicanos como instrumento para ser usado em serviços e festivais da igreja. Logo ele se popularizou como acompanhamento de músicas seculares e também na dança e música de entretenimento dos mariachis.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...