Diferenças entre petéquia e púrpura

A pele saudável não mostra nenhum sinal de coleção de sangue abaixo da superfície

skin image by Robert Kelly from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Apesar do sangramento sob a pele (diagnosticado pelos médicos como uma das várias condições incluindo petéquias e púrpura) ser um sintoma de um número vasto de desordens médicas, pode sinalizar o início de uma doença grave. Ambas condições são causadas por pequenas quantidades de sangramento apenas sob a superfície da pele e aparecem como manchas vermelhas, eventualmente desaparecendo com um tom azulado ou amarronzado, semelhante à maneira que um hematoma desaparece.

Petéquias

Petéquias são minúsculas manchas puntiforme que, geralmente, aparecem em grupos semelhantes a uma erupção cutânea. A maioria dos médicos consideram manchas com tamanho até 3 mm ou 4 mm, para um diagnóstico. A cor das petéquias não desaparece quando uma pressão é aplicada sobre a pele.

Purpura

Púrpuras são manchas semelhantes à petéquias, apenas maiores, com um tamanho máximo de 1 cm. Tal como acontece com as petéquias, a púrpura não desaparece quando uma pressão é aplicada sobre a pele.

Equimose

Qualquer hemorragia na pele maior do que 1 cm é diagnosticada como uma equimose, que é comumente chamada de hematoma. Equimoses geralmente envolvem uma perda de sangue em um nível mais profundo do tecido do que aquele em que ocorrem as petéquias e a púrpura.

Causas e tratamento

Apesar de existirem muitas causas possíveis para petéquias e púrpura, ambas condições podem ser sinais de problemas maiores, tais como: reações alérgicas, doenças autoimunes ou deficiência de vitamina. A púrpura também pode ser causada por uma baixa contagem de plaquetas no sangue. Tratar estes sinais de pele é uma questão de identificar e lidar com o problema subjacente.

eHow Brasil
×