×
Loading ...

Quando um gato macho alcança a puberdade?

Os gatinhos crescem muito rápido. Parece que em um instante já é hora de pensar em como lidar com isso. Se é a primeira vez que você tem um gato, entretanto, você pode não saber exatamente quando fazer isso. A puberdade nos gatos machos traz sinais do começo de uma série de comportamentos instintivos, assim como suas habilidades e desejo para acasalar. Saber quando esperar por isso lhe ajuda a planejar o castramento de seu gato.

Gatinhos crescem muito rápido (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Gatos machos alcançam a puberdade por volta dos seis meses de idade

Sendo macho ou fêmea, os gatos normalmente não alcançam a puberdade antes dos 6 meses de idade. Entretanto, você não precisa esperar até que eles cheguem nessa idade para castrá-los. Esse procedimento pode ser feito desde 8 semanas de idade.

Loading...

Machos não demarcam território antes da puberdade

Gatos machos não dominam, ou marcam, seus territórios até chegarem na puberdade. Esses são termos comuns para quando os gatos emitem fortes urinas com odor desagradável em locais onde eles consideram seus territórios. Isso é feito de modo instintivo para avisar aos outros gatos que eles comandam a área marcada.

Castração previne comportamentos indesejáveis

Castrar um gato macho evita mais que apenas uma ninhada indesejada de filhotes. O procedimento também inibe o desejo instintivo de seu gato de partir em busca de fêmeas e de brigar com outros machos por elas. Ele também reduz significativamente o risco de câncer nos órgãos reprodutivos. Todos esses fatores contribuem para uma vida longa e saudável para seu gato macho.

Criptorquidia

Criptorquidia é o nome de uma condição desenvolvida onde um ou ambos testículos ficam dentro do abdômen do gato macho. Isso é um defeito de nascimento e é relativamente comum. Os gatos machos com essa condição alcançam a puberdade, mas possuem traços de um macho castrado. Eles não marcam território e também ganham peso como os machos castrados normalmente ganham. Além disso, esses animais são estéreis.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...