Diferenças entre a Shimano 105 e a Ultegra

Bicycle wheel image by Radu Razvan from Fotolia.com
A Shimano é uma empresa japonesa especializada em peças e acessórios de bicicleta, bem como em equipamentos de pesca e remo. As peças da Shimano são comuns nas recentes mountain bikes, nas bicicletas híbridas e nas de corrida (ou estrada).
Tempo
A medida que a tecnologia das bicicletas evolui, as inovações top de linha dos anos passados ficam ultrapassadas. A Shimano normalmente refaz o design das suas tecnologias de ponta a cada quatro anos, adaptando os modelos de linhas inferiores às tecnologias de ponta. Por exemplo, a Ultegra melhorou e modificou as alavancas de freio e o câmbio integrado do Dura-Ace 2009 em 2010, e a 105 manteve o mesmo design para 2011. No entanto, a atual linha 105 da Shimano será melhor do que a da Ultegra de quatro anos antes.
Diferenças
Os produtos Ultegra são mais leves do que os da 105, tornando a subida em ladeiras mais fácil. De acordo com um triatleta iniciante, as peças da Ultegra dificilmente pesam mais que 280g, ou menos de 1/4 quando comparadas às da 105. Elas também são mais duras, impedindo uma flexibilidade maior da bicicleta nas pedaladas forçadas e desperdiçando energia. Além disso, de acordo com o site da Shimano, o formato mais largo da pedivela Ultegra permite que os fabricantes das peças façam bottom brackets maiores (a parte entre os pedais, chamada de movimento central). Por fim, a Ultegra oferece mais marchas (pesadas e leves) do que a 105, proporcionando ao ciclista uma marcha para subir ladeiras e outra para descidas em velocidade.
Preço
As peças Ultegra, tanto na compra de uma nova como na revenda, custam cerca de R$1.000,000 a mais do que as da 105. Como elas são feitas com uma maior precisão, se encaixam um pouco melhor, diminuindo o desgaste com o passar do tempo. Se bem conservada, as peças da Ultegra duram um pouco mais do que as da 105.
Efeitos
Dificilmente um ciclista amador precisará das peças de ponta da Ultegra ao descer desfiladeiros ou perceberá a diferença de 250g nos treinos em trilhas montanhosas. No entanto, uma diferença dessas pode ter um grande impacto ao subir um morro, quando o peso é aumentado a medida que o ciclista supera a gravidade. Além disso, as peças Ultegra facilitam as subidas em marcha, poupando os músculos das pernas para o sprint final.
Considerações
Se você está da dúvida entre uma bicicleta com um conjunto Ultegra ou 105, utilize seu dinheiro extra na Ultegra se você planeja fazer alguma corrida e se puder arcar com o custo. Ela aumenta o valor de revenda da sua bicicleta e lhe proporciona um melhor desempenho. Se você pretende mudar o conjunto 105 de uma bicicleta para o Ultegra, é mais vantajoso comprar uma nova que já vem com o conjunto desejado. Apesar de que a diferença de preço entre os dois grupos de peças seja proporcional à diferença de preço entre as duas bicicletas, você economizará mais sem gastar com a instalação de marchas, desviador, pedivela, freios e catraca.
Referências
Sobre o Autor
Claire Lunardoni has written for LIVESTRONG.COM and eHow since 2009. She is an American College of Sports Medicine-certified personal trainer and a fitness instructor who trains endurance athletes for IntEnd: Integrated Endurance in San Francisco. She holds a Bachelor of Arts in language studies from University of California in Santa Cruz.
Créditos Fotográficos
Bicycle wheel image by Radu Razvan from Fotolia.com