Fórmula para calcular o comprimento de uma correia em V
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Correias em V são usadas para transferir energia de uma haste para outra via polias. Polias utilizadas com correias em V possuem encaixe nessa forma para rodar e fornecer torque adicional quando esticadas. Correias em V são feitas de borracha, mas também podem ser reforçadas com aço ou fibras de poliéster. Quando ficam gastas, precisam ser trocadas para não quebrarem. Calcular o comprimento necessário para a troca pode ser difícil, se as polias forem de tamanhos diferentes.
Correia em V entre duas polias do mesmo diâmetro
A configuração mais simples é uma correia esticada entre duas polias do mesmo diâmetro. Nesse caso, o comprimento da correia em V (L) é (2 x l) + (? x D), onde l (a letra l minúscula) é a distância entre os centros das duas polias e D é o diâmetro da polia. O símbolo "?" significa pi, aproximadamente 3.141593.
Correia em V entre duas polias de diâmetro diferentes
Nesse caso, por causa das duas polias terem diâmetros diferentes, o cálculo para o comprimento da correia em V é mais complicado do que se as polias possuíssem o mesmo diâmetro. Comece com um cálculo intermitente de (arco seno (D-d)), onde D é o diâmetro da polia maior e d é o diâmetro da polia menor. Para todas as funções trigonométricas nesse cálculo, use radianos para a operação. Divida o resultado por 2 x l, onde l é a distância entre os centros da duas polias. Nomeie esse resultado final de "a". Para calcular o comprimento total da correia, use a seguinte fórmula: L = (? x (D + d)/2 + 2) x (l x cos(a) + a x (D – d)/2). Por exemplo, se a polia 1 possui diâmetro de 4 cm, a polia 2 um diâmetro de 3 cm e as duas polias estão a 24 cm de distância, então o comprimento total da correia é de 59 cm.
Métodos alternativos para calcular o comprimento da correia em V
Muitas calculadoras online estão disponíveis (veja em Recursos) para engenheiros digitarem as dimensões das polias e a distância entre elas para calcular o comprimento da correia. Além disso, uma corda pode ser passada entre as polias, depois puxada e medida para determinar o comprimento da correia. Não use correias gastas para calcular o comprimento da nova correia, porque as velhas se esticam mais do que as novas.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Susan Kristoff has been writing engineering content for 13 years. Her articles have appeared on eHow.com, Suite101, her personal websites, and the websites of many ghostwriting clients. Kristoff's expertise includes design, structures, sensors, data acquisition, and fabrication.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images