×
Loading ...

Diferenças da impressão Fine Art em papel e tela (canvas)

Ao adquirir uma impressão fine art, uma das decisões a se tomar é a escolha por papel ou tela. Cada uma dessas superfícies tem diferentes qualidades, vantagens e desvantagens. Tão importante quanto a decisão entre as duas é a de qual impressor e moldureiro contratar. Um trabalho de qualidade ficará bom tanto em papel quanto em tela, assim como um trabalho medíocre não ficará bom independente da superfície.

A tela e o papel dão à impressão características diferentes (canvas image by Mykola Velychko from Fotolia.com)

Detalhes são melhores em papel

Devido à superfície mais lisa do papel, os detalhes serão mais precisos e mais evidentes na impressão em papel. Isso é especialmente verdade para impressões menores, pois o observador as olhará de perto e a trama da tela pode ser mais evidente, e inclusive interferir na imagem, particularmente quando se trata de uma tela de superfície mais áspera.

Loading...

Tamanhos maiores são melhores em tela

Em impressões muito grandes, a trama da tela não será um problema, pois os observadores olharão a pintura de uma distância maior para vê-la por inteiro, e a trama será então relativamente menor em comparação à imagem. Além disso, a tela é estruturalmente superior ao papel para áreas maiores, e há menor probabilidade de aparecer ondas em sua superfície ao longo do tempo.

A impressão em tela se parece mais com uma pintura

Caso a impressão seja uma pintura e você esteja buscando uma reprodução fiel, a tela irá definitivamente oferecer mais do que o papel, pela simples razão de que quase todas as pinturas à óleo são feitas sobre tela, e uma reprodução em tela terá uma textura na superfície mais parecida com o original.

O papel tem limites de tamanho

Existem limitações práticas quanto ao tamanho de uma reprodução em papel. Isso porque o papel, para ser montado e emoldurado adequadamente, precisa ter um paspatur, que se coloca entre o papel e o vidro da moldura. Este paspatur não é feito comercialmente em tamanhos maiores do que 1 x 1,5 m. No caso de um paspatur com 10 cm de espaçamento lateral, isso limitaria o tamanho da imagem a 0,8 x 1,32 m.

Papel e tela demandam diferentes métodos de emolduração

As telas pode ser montadas na parede com uma simples moldura nas extremidades, ou mesmo sem moldura algum. O papel, por razões tanto estéticas quanto de durabilidade, precisa ter uma montagem mais elaborada, com um fundo atrás e um vidro na frente.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...