×
Loading ...

Como diferenciar beija-flores machos e fêmeas

A melhor maneira para um entusiasta observador de pássaros diferenciar beija-flores fêmeas e machos é utilizando suas cores como guia. A maneira mais prática de fazer isso é usando um livro sobre pássaros e tomando nota das cores de beija-flores que você encontrar. Identificar os sexos de espécies que batem suas asas 53 vezes por segundo, em média, requer uma observação cuidadosa para notar os padrões específicos de cores das plumas.

Instruções

As cores ajudam a diferenciar beija-flores fêmeas e machos (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)
  1. Identifique o Archilochus colubris macho através da mancha vermelha em seu pescoço, que caracteriza essa espécie. Tanto os machos quanto as fêmeas possuem a parte superior do corpo verde, bem como as laterais, sendo que essa cor se estende até o topo da cabeça. Apenas o macho possui o pescoço vermelho, que parecerá escuro se o beija-flor não estiver voando ou se estiver empoleirado ao sol.

    Loading...
  2. Diferencie o Selasphorus rufus macho da fêmea pela cor laranja vibrante em suas costas e barriga. Essa espécie defende seu território agressivamente contra pássaros bem maiores. O macho possui o pescoço vermelho, além dos tons de laranja. A fêmea possui as partes superiores verdes e o pescoço acinzentado com apenas um toque de laranja-avermelhado.

  3. Identifique o Eugenes fulgens macho observando o topo roxo de sua cabeça. O macho também possui um pescoço esverdeado e sua barriga é preta. A fêmea possui verde na cabeça, nas costas e nas asas, e sua barriga e peito são cinzas. Se você conseguir observar bem a fêmea com um binóculo, você notará uma linha branca que parece se estender de trás de seus olhos. Esse tipo de beija flor pode ser encontrado nos Estados Unidos, do Arizona ao Novo México, na Costa Rica e no Panamá.

  4. Diferencie um macho da espécie Calypte anna do sexo oposto através de seus pescoços. O do macho, junto da testa, possui uma coloração vermelha vibrante; o da fêmea é mais apagado, de um tom acinzentado com apenas um pouco de vermelho misturado. A testa da fêmea é de um tom cinza amarronzado. Essa espécie de colibri habita a costa do Pacífico da América do Norte.

  5. Você pode observar as fêmeas das espécies de beija-flor no ninho. A maioria delas constrói o ninho, choca os ovos e cria os filhotes. O macho fica longe por um longo período e geralmente vai embora quando acaba o acasalamento.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...