Como saber quando uma goiaba está estragada
A goiaba vem das goiabeiras, arbustos tropicais nativos do México, América Central e regiões do norte da América do Sul. Existem cerca de 100 diferentes variedades de plantas que produzem frutos de goiaba em diversas formas, tons, tamanhos e sabores. Hoje, as goiabas são cultivadas e compradas em todas as partes do mundo. Seus sabores variam de muito doce à amargo, dependendo da maturação. À medida que amadurecem, os frutos da goiabeira mudarão de uma coloração verde brilhante para um tom verde-avermelhado, amarelo ou uma coloração mais escura. Os frutos estão no seu momento mais saboroso quando completamente maduros, mas podem se tornar estragados e podres pouco depois. Use um pouco de conhecimento e os seus poderes de percepção para determinar se uma goiaba estragou.
Step 1
Pegue uma goiaba com uma das mãos e aperte-a levemente. Se a casca da fruta liberar uma substância líquida e facilmente desmoronar, provavelmente a goiaba está estragada.
Step 2
Inspecione a goiaba com seus olhos. Se houver úlceras, áreas podres ou pontos mofados, a goiaba estragou.
Step 3
Cheire a goiaba. Ela deve exalar um aroma cítrico e doce. Se o fruto exalar um aroma podre ou aversivo, provavelmente está estragado.
Step 4
Corte a goiaba em uma tábua de corte com uma faca. Se o interior parecer marrom ou preto, o fruto está estragado.
Referências
Dica
- Guarde goiabas em sua geladeira. Se forem deixadas em temperatura ambiente por mais de alguns dias, provavelmente elas estragarão.
Sobre o Autor
Evan Fulford has a master's degree in social work from the University of Michigan. He graduated with his bachelor's degree in psychology from Wayne State University in 2008. He has been writing academically for over six years on topics including mental illness, social policy, linguistics and political science.