Como distinguir uma calopsita macho de uma calopsita fêmea

••• lutino cockatiel image by Nicky Jacobs from Fotolia.com

Apesar de não haver uma maneira definitiva de identificar visualmente o gênero de uma calopsita jovem, quando ela chega a idade adulta, as diferenças ficam mais evidentes. Distinguir uma calopsita macho de uma calopsita fêmea pode ser possível levando-se em consideração os diferentes comportamentos e características físicas. Como para a maioria dos pássaros no reino animal, a calopsita macho, usualmente, irá exibir marcas mais vivas e variados traços de personalidade que as diferem das fêmeas.

Passo 1

Olhe para as manchas na bochecha da sua calopsita. Em, calopsitas macho geralmente apresentarão bochechas de cor laranja vivo. Essas manchas na bochecha são círculos nítidos em ambos os lados do rosto da calopsita, que vão de um laranja fraco a um laranja vivo. Se elas são pouco notórias, então é mais provável que a sua ave seja uma fêmea.

Passo 2

Escute com cuidado os sons da sua calopsita. Um macho irá, geralmente, passar muito tempo tagarelando, enquanto a fêmea é mais reservada. Apesar de uma calopsita fêmea ter a capacidade de falar, a maioria não o faz. Entretanto, os machos normalmente são ruidosos, constantes assobiadores e se envolvem em tagarelices repetitivas.

Passo 3

Observe a sua calopsita e veja se ela é uma "bobber". Ficar movimentando a cabeça geralmente é uma evidência de que a sua calopsita é macho, as fêmeas adultas não fazem isso, pois isso é um traço masculino que usualmente gira em torno de rituais de acasalamento.

Passo 4

Procure por faixas listradas no rabo da sua calopsita. Se você olhar abaixo do rabo dela, perceberá se é uma cor sólida ou se é listrada. O primeiro caso denota um pássaro adulto, enquanto o segundo representa uma fêmea adulta.

Passo 5

Perceba se a sua calopsita apresenta manchas espalhadas. Enquanto as aves macho apresentam manchas apenas nas penas primárias de voo, uma fêmea adulta tem manchas nas penas primárias e secundárias; elas, que geralmente são brancas, são fáceis de ser vistas.

Mais recentes

×