×
Loading ...

Como diferenciar centopeias machos e fêmeas

As centopeias são insetos pequenos e segmentados que habitam quase todos os continentes do mundo. Artrópedes pertencentes à classe Chilopoda dos insetos, as centopeias podem variar de alguns centímetros a bem mais de 30 cm de comprimento. Os cientistas já classificaram mais de 8.000 espécies individuais de centopeias com evidências arqueológicas datadas há 400 milhões de anos. Os machos e as fêmeas da maioria das espécies são muitos semelhantes na aparência. Diferenciá-los pode ser uma tarefa difícil, mas é essencial para a reprodução e para prevenir brigas territoriais.

Instruções

Diferencie centopeias machos e fêmeas (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

    Instruções

  1. Determine com qual espécie de centopeia você lidará. Pode ser difícil determinar o gênero da sua, mas saber a espécie dela tornará a tarefa mais simples. Entomologistas na maioria dos zoológicos e universidades locais examinarão sua centopeia de bom grado para ajudá-lo a descobrir a qual espécie ela pertence.

    Loading...
  2. Observe o tamanho da sua centopeia. Em muitas espécies, as fêmeas são significantemente maiores que os machos. Meça o inseto da cabeça até a ponta da cauda, e a pese para obter um tamanho preciso do animal. Uma balança digital comum que exiba o peso em gramas, como aquelas usadas em padarias, funciona bem para pesar centopeias. Compare o tamanho do seu inseto com o tamanho médio da espécie para descobrir o gênero da sua centopeia.

  3. Pegue sua centopeia gentilmente nas mãos e examine a ponta da cauda dela. Os órgãos sexuais na maioria das espécies estão localizados nos últimos segmentos do corpo e você poderá ver um leve espessamento na cauda dos machos em muitas espécies.

  4. Verifique as patas terminais da sua centopeia. A seção terminal está bem no final do corpo dela, e, em muitas espécies, essas patas são mais longas nos machos para auxiliar no ritual do acasalamento. Pegue sua centopeia e permita que ela se alongue sobre sua mão enluvada para facilitar esse exame.

  5. Coloque sua centopeia no tanque com outra da mesma espécie e observe como elas interagem. Uma centopeia macho começará a preparar um ninho para o acasalamento, frequentemente tecendo uma pequena teia na qual ele depositará o saco de esperma. Depois, ele envolverá a fêmea em uma série de movimentos para fazer com que ela pegue o saco e fertilize os ovos dentro dele. Observar o processo de acasalamento é a forma mais precisa de descobrir se a sua centopeia é macho ou fêmea.

Loading...

Dicas

  • Observe suas centopeias cuidadosamente quando as colocar juntas. Algumas espécies podem ser muito territoriais e podem tentar defender seu espaço. Se você notar comportamentos agressivos, separe-as para prevenir que se machuquem.

Aviso

  • Nunca lide com seus insetos sem luvas. A maioria das espécies de centopeias é venenosa e suas mordidas são muito dolorosas.
  • Se você for mordido por uma centopeia, lave a área com água morna e sabão em abundância para minimizar a chance de infecção. Aplique uma compressa de gelo na área para reduzir o inchaço e tome um anti-histamínico para aliviar a coceira do veneno. Você também pode tomar uma dose ou duas de analgésicos se a mordida causar muito desconforto.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Balança digital
  • Luvas
  • Habitat de centopeias

Referências

Loading ...
Loading ...