×
Loading ...

Como diminuir a alcalinidade da água em aquários de peixes-japoneses

Peixes-japoneses podem adaptar-se a uma grande variação de valores alcalinos de pH, mas é melhor que este seja mantido estável. O valor recomendado para o pH da água em um aquário é entre 7 e 8. Quanto maior o pH, mais alcalina a água. A alcalinidade alta é um fator de estresse para animais de estimação aquáticos e isso pode afetar a saúde do peixe a longo prazo.

Instruções

Se o pH da água estiver acima de 8, você deve reduzi-lo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Meça o pH da água utilizando um pHmetro. Se o resultado apresentar uma alcalinidade indesejável (acima de 8), adicione vinagre à água. Use 1 ml de vinagre branco destilado para 4 L de água. Escolha um produto que contenha 5% de ácido acético. Evite usar vinagre de vinho, visto que ele contém componentes que podem não ser saudáveis para o peixe.

    Loading...
  2. Adicione água com gás ao aquário. Esse líquido contém dióxido de carbono e apresenta efeitos similares aos do ácido acético, reduzindo a alcalinidade da água. Uma deficiência de dióxido de carbono pode aumentar o pH da água. Use 6 ml de água gaseificada para cada 4 L de água e verifique a alcalinidade da água uma hora após da adição do líquido. Evite usar água gaseificada de sabores diferentes ou componentes como fosfato, que podem prejudicar seus animais de estimação.

  3. Reduza o pH sem usar produtos químicos com musgo de turfa sphagnum puro. O musgo produz taninos que reduzem a alcalinidade naturalmente. A principal desvantagem dessa solução é dar à água uma coloração marrom.

  4. Coloque pedaços de mármore no aquário, visto que eles estabilizam o pH.

  5. Meça o pH da água sempre que trocá-la e verifique novamente quando o filtro tenha trabalhado pelo aquário inteiro. O filtro normalmente abaixa o pH da água porque libera dióxido de carbono no aquário. Reduza o pH sempre que necessário utilizando vinagre ou água gaseificada.

Loading...

Dicas

  • Despeje o vinagre ou a água gaseificada em uma área de grande fluxo do aquário para que se misture rapidamente com o resto da água. Como alternativa, coloque o peixe em um aquário provisório enquanto adiciona o vinagre. Coloque-o de volta quando o filtro já tiver circulado a água do aquário e o pH estiver estável.
  • Escolha um aquário grande para os peixes, mesmo que você tenha poucos, porque grandes quantidades de água tendem a ficar mais estáveis que pequenas quantidades.
  • Use água destilada no aquário se a água da torneira for muito alcalina. Como alternativa, colete água da chuva ou derreta neve limpa, caso você não viva em uma região muito poluída.

Aviso

  • Altere o pH da água gradualmente em cerca de 0,2 ou 0,3 unidades por dia - uma mudança repentina pode causar choque de pH em seus animais de estimação.
  • Não adicione muito vinagre à água, pois isso pode resultar em uma queda repentina de pH. Se a água se tornar ácida, pode acabar queimando o peixe ou causando descamação da pele.

O que você precisa

  • pHmetro
  • Vinagre, água gaseificada ou musgo de turfa sphagnum puro
  • Pedaços de mármore

Referências

Loading ...
Loading ...