Qual é o pH da água destilada?
Photos.com/Photos.com/Getty Images
A água destilada é purificada por meio de um destilador e transformada em vapor, de modo que quaisquer substâncias adicionais sejam eliminadas para que, em seguida, volte a ser água através da condensação. A medição do pH define a acidez ou alcalinidade de uma solução, sendo que 7 é o valor do pH neutro. A água destilada ideal tem um pH completamente neutro, entretanto, é difícil de ser obtida na prática.
Importância
Na medição de pH, "p" representa a palavra alemã "potenz", que significa poder, e o "H" representa hidrogênio. A equação mede a concentração de íons de hidrogênio, que identifica a acidez ou alcalinidade de uma substância. A escala do pH varia de 0 a 14, com números inferiores a 7 sendo ácidos e superiores alcalinos.
Características
A destilação envolve água em ebulição em um sistema fechado até que seja completamente transformada em vapor, o qual remove contaminantes microscópicos diversos tais como bactérias, juntamente com sais minerais e duros, incluindo cálcio, ferro e magnésio. Os materiais sólidos são pesados demais para serem convertidos em vapor. Uma simples água fervente por um tempo longo o suficiente remove bactérias e sal, mas não outras substâncias.
Identificação
A água destilada ideal consiste apenas de hidrogênio e oxigênio, com um pH de 7, que é totalmente neutro. Na realidade, ela quase sempre é ligeiramente ácida, de 5,6 a pouco menos de 7, porque a água absorve o dióxido de carbono do ar. Um galão de água destilada pode ser neutro através da adição de 1/8 colher de chá de bicarbonato de sódio, que é uma substância com um pH 8.
Função
A água destilada é usada em pesquisas científicas que necessitem de pureza e neutralidade e também em aplicações industriais, onde os depósitos minerais da dureza na água podem causar danos. Ela é adquirida para uso em ferros a vapor, radiadores e baterias de veículos, porque os depósitos minerais podem arruiná-los. Devido ao seu pH neutro, é boa para regar plantas e também para beber, embora tenha um sabor insosso do qual a maioria das pessoas não se importa. Ela pode ser comprada em galões em supermercados e lojas de varejo.
Considerações
Muitos dos líquidos comumente consumidos são ácidos. A coca-cola tem um pH de 2,5, o qual aumenta à medida que o refrigerante perde o gás e o nível de dióxido de carbono diminui. O suco de limão registra em torno de 2,0 e o leite 6,5. As taxas menores são venenosas, como o ácido sulfúrico e o ácido clorídrico, sendo próximos a 0. No outro extremo da escala, o aspargo tem um pH de 8 e a melancia de 9. As soluções altamente alcalinas são tão venenosas quanto as altamente ácidas, como a amônia a quase 12 e lixívia 14.
Recursos
Sobre o Autor
Shelley Moore is a journalist and award-winning short-story writer. She specializes in writing about personal development, health, careers and personal finance. Moore has been published in "Family Circle" magazine and the "Milwaukee Sentinel" newspaper, along with numerous other national and regional magazines, daily and weekly newspapers and corporate publications. She has a Bachelor of Science in psychology.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images