Como diminuir uma tensão alternada sem utilizar um transformador

••• Comstock/Comstock/Getty Images

Um circuito que utiliza energia elétrica de corrente alternada pode não suportar a tensão de uma tomada. Para muitos aparelhos, a redução de tensão é feita por um transformador abaixador de tensão. Entretanto, a ausência desse transformador pode ser suprida por um circuito de resistores para reduzir essa tensão alternada.

Tanto energia elétrica continua como a alternada utilizam os mesmos princípios explicados pelas Leis de Kirchhoff. Um circuito elétrico pode ser feito com resistores para criar uma queda de tensão para alcançar o valor desejado. Esse tipo de circuito é chamado de divisor de tensão.

Passo 1

Corte quatro pedaços de 15 cm de fio e desencape 1 cm de isolante de cada extremidade de todos os fios.

Passo 2

Coloque um terminal em cima da extremidade de um dos fios cortados. Derreta um pingo de solda em cima do terminal e da extremidade do fio e use a ponta do ferro de solda para suavizar a solda feita, até ficar brilhante e livre de imperfeições. Repita esse procedimento para ligar o terminal restante a um segundo pedaço de fio.

Passo 3

Enrole uma extremidade de um terceiro fio com um dos terminais de um resistor e solde a ligação formada.

Passo 4

Enrole o terminal livre do primeiro resistor com um dos terminais do outro resistor e com a extremidade livre do primeiro fio. Solde essa ligação.

Passo 5

Torça uma extremidade de um quarto fio com a ponta livre do segundo fio e com o terminal restante do segundo resistor. Solde a ligação formada.

Passo 6

Conecte uma das pontas de um terceiro fio a um dos terminais elétricos da fonte de energia. Conecte a ponta livre do quarto fio ao terminal restante da fonte e ligue-a.

Passo 7

Ligue o multímetro e configure para escala de medição "Volts AC". Conecte a ponta de prova vermelha do multímetro ao terminal anel que está ligado ao primeiro fio e conecte a ponta preta ao terminal anel que está ligado no segundo fio. Observe na tela do multímetro; a tensão entre os dois terminais anel será de 6 V.

Mais recentes

×