×
Loading ...

Como diminuir uma tensão alternada sem utilizar um transformador

Um circuito que utiliza energia elétrica de corrente alternada pode não suportar a tensão de uma tomada. Para muitos aparelhos, a redução de tensão é feita por um transformador abaixador de tensão. Entretanto, a ausência desse transformador pode ser suprida por um circuito de resistores para reduzir essa tensão alternada.

Tanto energia elétrica continua como a alternada utilizam os mesmos princípios explicados pelas Leis de Kirchhoff. Um circuito elétrico pode ser feito com resistores para criar uma queda de tensão para alcançar o valor desejado. Esse tipo de circuito é chamado de divisor de tensão.

Instruções

Os resistores podem ser utilizados para criar uma queda de tensão (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Corte quatro pedaços de 15 cm de fio e desencape 1 cm de isolante de cada extremidade de todos os fios.

    Loading...
  2. Coloque um terminal em cima da extremidade de um dos fios cortados. Derreta um pingo de solda em cima do terminal e da extremidade do fio e use a ponta do ferro de solda para suavizar a solda feita, até ficar brilhante e livre de imperfeições. Repita esse procedimento para ligar o terminal restante a um segundo pedaço de fio.

  3. Enrole uma extremidade de um terceiro fio com um dos terminais de um resistor e solde a ligação formada.

  4. Enrole o terminal livre do primeiro resistor com um dos terminais do outro resistor e com a extremidade livre do primeiro fio. Solde essa ligação.

  5. Torça uma extremidade de um quarto fio com a ponta livre do segundo fio e com o terminal restante do segundo resistor. Solde a ligação formada.

  6. Conecte uma das pontas de um terceiro fio a um dos terminais elétricos da fonte de energia. Conecte a ponta livre do quarto fio ao terminal restante da fonte e ligue-a.

  7. Ligue o multímetro e configure para escala de medição "Volts AC". Conecte a ponta de prova vermelha do multímetro ao terminal anel que está ligado ao primeiro fio e conecte a ponta preta ao terminal anel que está ligado no segundo fio. Observe na tela do multímetro; a tensão entre os dois terminais anel será de 6 V.

Loading...

O que você precisa

  • Fios elétrico
  • Alicate
  • Estanho para solda
  • Ferro de solda
  • 2 Terminais anel
  • 2 resistores de 100 quilo-ohms
  • Fonte de tensão alternada 12 V
  • Multímetro digital

Referências

Loading ...
Loading ...