×
Loading ...

Dinâmica do abrigo nuclear

A dinâmica do abrigo nuclear é um exercício de resolução de problemas normalmente organizado em salas de aula. A sala é dividida em pequenos grupos e é dado uma folha explicando a dinâmica. Essa lição tentará medir o quão bem os membros dos grupos ouvem e respeitam os valores uns dos outros. Cada grupo representará um comitê de ética e terá uma tarefa específica para realizar.

Faça a dinâmica do abrigo nuclear (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Básico

A cada grupo é dada uma lista de dez pessoas diferentes que se encontram no abrigo. Cada pessoa tem uma pequena biografia. Por exemplo, uma lista pode apresentar uma menina de 16 anos, um padre de 76 anos, uma universitária grávida, um portador de distúrbios mentais e um policial armado. Existem suprimentos apenas para quatro pessoas sobreviverem no abrigo. As pessoas que estão no abrigo não podem decidir quem ficará, portanto eles requisitaram a ajuda de uma comissão de ética, que decidirá quem vive e quem morre.

Loading...
Aprenda a fazer a dinâmica do abrigo nuclear (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Comunicação

O objetivo da dinâmica é observar os membros de cada grupo que escutam uns aos outros. O grupo trabalhará em conjunto usando técnicas de resolução de problemas para apontar quais as pessoas mais importantes. Todo o grupo tem que entrar em consenso, portanto os membros terão que se persuadir para chegar a um acordo.

Executando o exercício

Ao final do exercício, cada participante responderá perguntas sobre como eles chegaram às suas decisões. As respostas deles poderão ser esclarecedoras. Um participante pode aprender muito sobre os pressupostos que fez; se ele é teimoso ou tende a ser persuadido; como sua moral e crença vão contra a de outros; e quais suas opiniões sobre as diferenças de gênero e etnia.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...