Como dissolver giz em vinagre

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Assim como as cascas de ovos e o calcário, o giz é feito de carbonato de cálcio, de modo que ele também reage com ácidos para fazer dióxido de carbono e sais de cálcio. O dióxido de carbono forma bolhas, saindo da solução, enquanto o sal de cálcio permanece dissolvido na água. Os ácidos fortes produzem uma reação muito mais rápida e resultados mais intensos; o vinagre é um ácido relativamente fraco, mas é possível dissolver giz nele mesmo assim. Esse projeto é uma experiência de ciências simples e divertida, principalmente se tentar comparar a reação com vinagre às reações com outros ácidos fracos, tais como suco de limão.

Passo 1

Encha o copo até a metade com vinagre.

Passo 2

Adicione o pedaço de giz. Não deve demorar até surgirem bolhas na sua superfície. Elas são dióxido de carbono, assim como as bolhas de uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. No entanto, essa reação é mais lenta.

Passo 3

Coloque o copo em um local seguro onde não seja derrubado por alguém e que possa ser observado pelos próximos dias para ver a velocidade com que o giz se dissolve.

Mais recentes

×